Você sabe o que é turismo de Aventura?

13 de março de 2024

 

 

Nem todos viajam para descansar, pelo contrário, alguns podem ser chamados de caçadores de aventura! Essas pessoas buscam sair da sua zona de conforto, testar seus limites e praticar qualquer tipo de esportes em meio a natureza, então se você é uma dessas pessoas que gostam de adrenalina, conheça o turismo de aventura! 

Em Minas Gerais você pode desfrutar desse segmento turístico e apreciar das belezas naturais presentes em cada cantinho. Mas cá entre nós, não é surpresa que muitas cidades mineiras têm um pouquinho para cada gosto, afinal Minas Gerais é um estado grande e sua diversidade territorial ainda maior. 

Mas… por onde começar? O Descubra Minas veio dar umas dicas para se aventurar em Minas Gerais.  

Primeiro, o que é o turismo de aventura? 

Uma boa definição para o turismo de aventura é a uma experiência física e sensorial recreativa que envolve desafio, porém com riscos avaliados, controláveis e assumidos, em outras palavras, retira os viajantes de suas zonas de conforto e os leva a ter novas experiências naturais, culturais e físicas. Também, potencializa a valorização e contato em meio da natureza para aumentar o senso de preservação e a sensibilização dos recursos naturais.  

O turismo de aventura tem se tornado um dos mais procurados no Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo registram que 19% do total de turistas que visitam o Brasil apontam o Ecoturismo e o Turismo de Aventura como motivação central de sua viagem, pois é um país rico em belezas naturais e destinos que promovem essa modalidade. Além das suas características geográficas, com regiões montanhosas, ampla área verde, cânions, rios e lagos, é possível se aventurar em inúmeros destinos.  

Turismo de aventura é perigoso? 

Vale lembrar que o turismo de aventura exige a superação de desafios, porém são riscos controlados, motivados a promover a sensação de autoconfiança e bem-estar.  

Mas para isso, é importante, sempre contar com a ajuda de um profissional para o guiar em seus primeiros passos, é ele que vai significar mais segurança para sua atividade. Aliás, na maioria dos casos são realizados treinamentos antes das atividades. 

Além disso, é possível dividir os tipos de turismos de aventura em três subcategorias: 

  1. Turismo de Emoções e Esportes Radicais 

Essa é a modalidade mais conhecida do turismo de aventura, mas não é a única. O turismo de emoções e esportes radicais é caracterizada principalmente por testar limites, emocionais e corporais, e pela prática de esportes muito além de radicais.  

       2. Ecoturismo  

O foco do ecoturismo é colocar a natureza em destaque, e o turista como aquele que se conscientiza da necessidade de proteção dos impactos negativos nestes destinos. As atividades vão desde visitar destinos naturais conhecidos, até explorar destinos onde a natureza é a atração principal, sem causar danos à natureza. 

         3. Turismo de natureza 

O turismo de natureza se parece com o ecoturismo, mas difere em seus objetivos para o turista. Neste, o viajante busca por atividades ao ar livre voltadas à proximidade com a natureza e seus animais, como, por exemplo, a observação de pássaros.  

Agora que você sabe que o Turismo de Aventura é acessível para todos, que tal incluir viagens com apreciação das belezas naturais e a superação de desafios físicos? Em Minas Gerais há desde trilhas em parques nacionais, e cachoeiras até práticas de esportes radicais, como escalada, rapel e rafting em rios.  

Confira algumas atividades de turismo de aventura em Minas Gerais: 

  • Visita ao Parque Estadual do Ibitipoca (Lima Duarte- MG) 

As maiores belezas da cidade estão protegidas na área do Parque Estadual do Ibitipoca que conta com grutas, montanhas e cachoeiras. Dentre os vários atrativos naturais e trilhas que o parque oferece, o circuito da Janela do Céu com cerca de 18 km é o preferido dos aventureiros que visitam a região. 

  • Balonismo em São Lourenço (São Lourenço – MG) 

A bordo de um balão de ar quente, o veículo aéreo mais antigo e mais seguro da história! A vista é privilegiada e, além de apreciar as inúmeras plantações de cafés e fazendas do entorno, é possível contemplar as belas paisagens das montanhas da Mantiqueira de Minas. 

  • Trilha de Pedra Bonita (Pedra Bonita – MG) 

A trilha que leva até a Pedra Bonita cruza por trechos de matas de araucárias e mata atlântica, que formam florestas e bosques que nos acompanham durante praticamente todo caminho. Em lugares estratégicos, preparados com todo capricho da natureza, com pontos para descanso e contemplação formados por platôs rochosos propícios para uma pausa 

  • Rapel na Pedra da Onça (Senador Amaral- MG) 

Supere seus limites com total segurança! Rapel com equipe de Bombeiros e equipamentos profissionais, totalmente seguro. Inclui cobertura de seguro para atividades verticais. 

  • Canionismo no Bené (São José da Serra – MG) 

O CANION DO BENÉ tem como principal característica a aquacidade. Sua estrutura propicia a formação de poços e alguns trechos de natação, de grande beleza. Ao longo de seu 1 km de extensão e 200 metros de desnível, teremos rapéis, saltos (não obrigatórios), natação e marcha aquática. 

  • Travessia Serra do Cipó: Alto Palácio x Serra dos Alves (Serra do Espinhaço- MG) 

A Travessia Serra do Cipó – Alto Palácio x Serra dos Alves – foi a primeira oficialmente aberta para visitação e se destaca por acessar as terras mais remotas do Parque, onde predomina a pitoresca paisagem formada pelos campos rupestres, com alto grau de diversidade florística e de endemismo de suas espécies. O percurso passa pelo Travessão, acidente geográfico de singular beleza cênica, um divisor de águas das bacias do Rio São Francisco e do Rio Doce dentro dos limites do Parque Nacional. 

  • Cachoeira dos Antares (São Thomé das Letras – MG)  

 Com 20 metros de queda, cercada de bela vegetação e animais silvestres, com um poço cujo volume de água varia de acordo com a época. Para chegar na cachoeira existe uma trilha de cerca de 300 metros por dentro de uma mata.  

Se interessou no turismo de aventura em Minas, que tal conhecer um pouco mais com roteiros de aventura? 

Compartilhe nas redes sociais