9 de dezembro de 2025
Belo Horizonte sediou a primeira edição do Congresso Brasileiro de Afroturismo (CBAfro), que reuniu mais de 300 participantes para discutir o afroturismo como um segmento em ascensão e já reconhecido pelo Plano Nacional de Turismo como uma das principais tendências para o desenvolvimento sustentável do setor. A capital mineira foi escolhida não apenas por sua infraestrutura hoteleira e conectividade aérea, mas também por seu protagonismo crescente na valorização de territórios e narrativas negras.
O congresso nasceu inspirado pelo trabalho de afroempreendedores que vêm consolidando roteiros afrocentrados em diversas regiões do país, exaltando a cultura, os saberes, a culinária, as memórias e as territorialidades da população negra brasileira. Ao interiorizar o debate, o evento buscou ampliar a visibilidade de iniciativas fora dos eixos já consolidados — como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo — e impulsionar novas rotas de afroturismo no Brasil. Sua programação também incluiu debates acadêmicos na Faculdade Fumec, ações de estímulo à economia criativa, o início da elaboração do Guia de Afroturismo de BH e presstrips com influenciadores negros.
O Sistema Fecomércio MG, patrocinador do CBAfro 2025, marcou presença com um espaço dedicado ao acolhimento, à interação e à valorização da diversidade no turismo. O ambiente ofereceu uma área de descompressão com pufes, tomadas para carregadores, espaço de descanso e massagem, tornando-se um ponto de pausa e cuidado em meio à intensa programação. O estande também atraiu participantes com experiências interativas, como a distribuição de um caderno personalizado e o uso de um óculo de realidade virtual, que levou o público a vivenciar um roteiro afrocentrado produzido em Belo Horizonte.
No Espaço Descubra Minas, o público pode conhecer os produtos afrocentrados das Instâncias de Governança Regionais de Minas Gerais – Circuitos Turísticos, que despertaram o interesse de profissionais e empreendedores presentes no evento. Entre eles, a turismóloga Lupri do Carmo, representante da Rota dos Quilombos do Vale do Jequitinhonha e consultora do Circuito das Pedras Preciosas, destacou a relevância da iniciativa, “A gente está representando a Rota dos Quilombos do Vale do Jequitinhonha, que envolve roteiros em Minas Novas, Chapada do Norte e Berilo. Tivemos um painel na CBAfro e estamos vivendo essa experiência de mostrar nosso trabalho, nossas imagens, tirar dúvidas e apresentar o potencial da região. É uma oportunidade de mostrar como o Vale do Jequitinhonha é potente para Minas Gerais como produto turístico.”
A presença do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais no congresso reforça o compromisso da instituição com um turismo mais diverso, plural e inclusivo. Ao apoiar um evento que fortalece o protagonismo de comunidades negras e estimula a criação de novos produtos turísticos, a entidade contribui diretamente para o desenvolvimento econômico, a geração de renda e a ampliação das oportunidades no estado. A promoção das rotas afrocentradas e a valorização dos territórios tradicionais também fortalecem o comércio local e impulsionam a cadeia produtiva do turismo em Minas Gerais.
Com grande adesão do público e experiências marcantes, o CBAfro 2025 consolidou-se como um marco para o setor e destacou Belo Horizonte como um polo estratégico para a inovação do turismo afro-brasileiro.