05 tendências do Forum Panrotas 2024 e como aplicá-las em Minas;

27 de março de 2024

 

Entre os dias 04 e 06 de março a equipe do Sistema Fecomércio MG I Descubra Minas esteve presente no Fórum Panrotas 2024 em SP.

O evento tradicionalmente reúne importantes players do Brasil, que discutem temas relacionados às tendências de mercado, de economia, da política, dos resultados do setor, da visão de negócios e da inovação.

Muitas possibilidades para o turismo em 2024 fórum incansavelmente debatidas de forma prática nesses 2 dias de encontro.

Destacamos 05 tendências compartilhadas pelos especialistas e nossas dicas de como podemos aplicar, na prática, estas tendências no desenvolvimento do turismo em Minas Gerais.

1. Brasil é o país que mais cresce em pesquisas por viagens na internet

Esses foi um dado da plataforma Similarweb que aponta o Brasil ocupando a 7 ª posição na lista de países que mais realizam pesquisas de viagens na internet.

Dica do Descubra Minas: todos os segmentos do turismo precisam continuar investindo nesse meio de comunicação, quer seja através de anúncios, suporte de atendimento, jornada do cliente na compra do serviço, bem como em conexões mais humanizadas através das redes sociais.

2. Comportamento do turista argentino mudou e o Brasil deve se atentar a isso

Os turistas argentinos têm cada vez mais buscado por viagens que gerem experiências diferenciadas e buscam viajar por diferentes motivações (acompanhar shows, despedidas de solteiro ou comemorar aniversários em grupos grandes).

Dica do Descubra Minas: Apesar dos argentinos procurarem muito por destinos como Rio de Janeiro e praias do Nordeste sabemos que Minas Gerais tem uma rica oferta de experiências para esse público. Gastronomia, história e o próprio carnaval de BH são atrativos que tem grande potencial para atrai-los.

Incentivar a promoção do nosso estado em solo argentino investindo na captação desse turista com certeza auxiliará no fomento do turismo em Minas Gerais.

 3. A tecnologia avança no turismo, mas a humanização ainda é diferencial

Há muito tempo já se discute sobre a importância da tecnologia na  dinamização do atendimento turista e para isso a tecnologia tem auxiliado todos os setores mas é importante lembrar que a humanização e relacionamento são fundamentais no atendimento ao cliente.

Dica do Descubra Minas: é fundamental continuar gerando conexões reais com os clientes e para isso é necessário que o atendimento seja cada vez mais humanizado e personalizado. Nesse sentido os segmentos que investirem nesse tipo de capacitação terão cada vez mais condições de se adequarem a essa tendência tão importante para manutenção da satisfação e bem-estar do turista.

4. Impactos Globais em Cenários Geopolíticos

O evento apresentou o cenário geopolítico mundial e seu impacto no turismo em escala global. De acordo com o professor Heni Ozir “quando um evento macro acontece, como uma guerra ou um embargo, todo o setor de viagens também de forma macro é afetado”.

 Dica do Descubra Minas: É preciso que as cadeias do nosso setor estejam sempre atentas às possíveis mudanças de comportamentos dos turistas diante dessas adversidades buscando novas oportunidades de atuação. Nesse sentido novos destinos podem se beneficiar da mudança de rota dos turistas.

5. Atenção ao futuro

ESG, inteligência artificial, comportamento do consumidor foram temas também muito abordados e a nossa sugestão para prática como um todo é, que o profissional da área do turismo se atente as movimentações e tendências também de outras áreas. Isso enriquece nosso repertório e promove a possibilidade de sermos mais criativos nas nossas atuações.

Compartilhe nas redes sociais