Turismo

Regiões Turísticas

Sul de Minas

  • Queijo - Acervo/ATAM

De ocupação antiga e com características acentuadamente rurais, a região é a maior produtora de café no Brasil. Nos últimos anos, vem passando por um processo de industrialização, em razão do deslocamento de indústrias paulistas para cidades como Lavras, Varginha, Pouso Alegre e Três Corações.


Suas famosas estâncias hidrominerais já consolidaram o conhecido Circuito das Águas. Destacam-se ainda Poços de Caldas, Monte Verde e o Circuito das Terras Altas da Mantiqueira.


Importantes centros de ensino, pesquisa e tecnologia encontram-se instalados em Alfenas, Itajubá, Lavras e Santa Rita do Sapucaí.


Com localização privilegiada em relação a Belo Horizonte, ao Rio de Janeiro e a São Paulo, o Sul de Minas tem excelente e bem conectada malha rodoviária.


O melhor do Sul de Minas


Perfeita harmonia com a natureza
O Vale do Matutu em Aiuruoca é uma área de 3 mil hectares, que, transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), tem como objetivo lazer, pesquisa científica e desenvolvimento sustentado.


A comunidade produz tudo o de que necessita como produtos hortigranjeiros e laticínios. Profissionais de diversas áreas, como médicos homeopatas, dentistas, psicólogos, terapeutas, professores dão a sua contribuição. Tratamentos fitoterápicos, acupuntura, remédios e cosméticos naturais estão sempre à disposição.


Um monte muito verde
No alto da serra da Mantiqueira, está a bela estância climática chamada Monte Verde. Cercada de pinheiros, eucaliptos e partes da mata Atlântica, o clima seco e frio faz dessa típica vila de montanha, com arquitetura europeia, um lugar muito especial onde a natureza é a grande atração. Monte Verde é distrito do município de
Camanducaia.


Águas que curam
É na região Sul de Minas que estão localizadas as famosas estâncias hidrominerais. As agradáveis e acolhedoras cidades de
São Lourenço, Cambuquira, Caxambu, Lambari, Poços de Caldas e Baependi oferecem fontes águas gasosas, magnesiana, férrea e sulfurosa, carbo-gasosas e outras. Essas águas podem ser degustadas nos aprazíveis parques das águas de cada cidade.


Clima de montanha
Belas paisagens da serra da Mantiqueira e um clima agradabilíssimo. Essa é a boa opção nas cidades de
Extrema, Itamonte, Itanhandu, Itapeva, Passa Quatro para quem busca descanso, lazer e beleza. Um dos atrativos são os ótimos hotéis-fazenda.


Parques da Mantiqueira


A região abriga quatro belíssimos parques.
Parque Nacional de Itatiaia
Parque Estadual da Serra da Boa Esperança
Parque Estadual Nova Baden
Parque Estadual Serra do Papagaio


Serva de Deus
A serva de Deus Nhá Chica atrai centenas de devotos a Baependi que visitam anualmente seu túmulo e sua casa.



Mistérios
As lendas e histórias que fazem parte da cidade envolvem São Tomé num clima esotérico, tornando-a conhecida como "a cidade mística do Brasil". Em contraponto, a vida dos seus moradores é bem simples, típica do interior de Minas. Em 1996, recebeu o selo de potencial turístico, concedido pela Embratur, passando a integrar oficialmente o rol das principais cidades turísticas do Sul de Minas; pertence também ao maior projeto turístico já realizado em Minas Gerais, a Estrada Real.


O mar doce de Minas
Com 1.406,26 km² e 3.500 km de perímetro, o chamado "mar doce de Minas" é o maior lago em extensão do Estado e um dos maiores lagos artificiais do mundo. Estão localizados em sua área 34 municípios da região Centro-Oeste e Sul de Minas


Em Capitólio, o Balneário Escarpas do Lago é considerado um dos maiores complexos integrados de residência campestre, de lazer e recreação da América Latina.



Porcelanas, doces, queijos, tricôs e teares
Monte Sião, além de ser conhecida como a "capital nacional do tricô", produz a famosa "porcelana monte sião", que tem como característica motivos florais pintados em azul sobre fundo branco, sendo a única produzida artesanalmente na América Latina.


A arte do tricô trazida pelos imigrantes italianos também é praticada em Jacutinga.


Deliciosos doces cristalizados e em calda são produzidos em Carmo do Rio Claro. São fabricados sem nenhum tipo de aditivo químico, realçando ainda mais o sabor das frutas. A variedade, a disposição das frutas nos recipientes e os desenhos feitos manualmente tornam cada vidro de conserva uma peça de arte única. A cidade também produz peças de altíssima qualidade feitas em tear.


Das cozinhas de Piranguinho, saem os melhores pés de moleques do País.


A região Sul de Minas é uma grande produtora de laticínios, do mais comum aos mais finos de receitas francesas.


As cidades mais importantes do Sul de Minas são: Alfenas, Andrelândia, Itajubá, Lavras, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

Enviar link