Turismo

Regiões Turísticas

Rio Doce

  • Governador Valadares - Pico do Ibituruna - Henry Yu

O eixo econômico da região está concentrado nos municípios do Vale do Aço, que abriga importante complexo industrial, e em Governador Valadares, principal polo comercial, que possui boa infraestrutura urbana. A economia agropecuária é pouco desenvolvida e tradicional, com exceções tecnológicas, como Caratinga.


A região localiza-se estrategicamente em relação aos principais eixos rodoviários e ferroviários nos sentidos Leste-Oeste e Norte-Sul, próxima de Belo Horizonte, da Bahia e do Espírito Santo.


O melhor do Rio Doce


Reserva da Mata Atlântica
O Parque do Rio Doce é o maior parque florestal de Minas, além de obter a maior floresta contínua do Sudeste brasileiro. É, assim, a maior reserva de mata Atlântica no Estado de Minas Gerais. O parque abriga significativa porção do sistema lacustre do Médio rio Doce.


A terra do Menino Maluquinho e o Macaco Muriqui
Uma grande escultura do simpático Menino Maluquinho está em uma das praças da cidade. É uma homenagem a Ziraldo, filho de Caratinga, autor do livro O Menino Maluquinho, cujo texto também foi adaptado para o cinema.


Em Caratinga está um dos últimos refúgios do macaco muriqui ou mono-carvoeiro (Brachyteles hypoxanthus), o maior primata das Américas. A Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala hoje é responsável pela preservação do muriqui. Outros três importantes primatas são protegidos na RPPN: o sagui-da-serra ou sagui-taquara (Callithrix flaviceps), considerado um dos mais ameaçados dessa família; o barbado ou bugio (Alouatta guariba), que está em situação vulnerável; e em maior abundância, o macaco-prego (Cebus nigritus). A variedade da fauna local inclui 217 espécies de aves, 77 de mamíferos e 30 de anfíbios. A flora é igualmente rica, e a mata está cheia de jacarandás, ipês, embaúbas, jequitibás, sapucaias e palmeiras, além de bromélias, particularidade desse bioma.


Nos céus de Governador Valadares
O Pico da Ibituruna, com seus 1.123 metros de altitude, oferece aos praticantes de esportes radicais um local ideal para suas aventuras. Governador Valadares é conhecida como a "plataforma mundial do voo livre".


O pico é uma plataforma natural de voo livre, que possui duas rampas naturais e duas em madeira para a decolagem. O ar quente formado em volta da Ibituruna propicia sua prática na região. Anualmente acontece na cidade uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Voo Livre.


Um parque urbano
O Parque Ipanema em Ipatinga é um complexo de lazer com boa infraestrutura, iniciado no final dos anos 70. Projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, foi um dos últimos projetos concebidos antes de sua morte.


Situado dentro do perímetro urbano, o parque possui uma área verde com cerca de um milhão de metros quadrados e 12 mil árvores plantadas.


Um paladino da mata Atlântica
O Instituto Terra em Aimorés tem como seu supremo objetivo reconstituir o ecossistema florestal da região, através de diferentes formas de intervenção, recuperando os processos ecológicos e contribuindo para a manutenção da biodiversidade local. O Instituto idealizado pelo fotógrafo Sebastião Salgado tem recebido nos últimos anos vários prêmios, entre eles a 13ª edição do Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental, concedido pela Ford, e a Conservação Internacional, na categoria Ciência e Formação de Recursos Humanos, pelo projeto do "Centro Avançado de Recuperação Ambiental e Desenvolvimento Rural Sustentável".


As principais cidades da região do rio Doce são: Aimorés, Caratinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Mantena, Peçanha, Timóteo.

 

Enviar link