Martius
Carl Friedrich Philipp Von Martius
Cronologia
Nasceu: 17 de Abril de 1794
Faleceu:13 de dezembro de 1868- Munique, Alemanha.
Natural de: Erlanger, Baviera.
Formação
Curso de Medicina
Atividades
Médico
Antropólogo
Botânico
Pesquisador
Professor da Universidade de Munique
Diretor do Jardim Botânico de Munique-1832
Trajetória de vida
Sua vida foi dedicada às ciências naturais. Com apenas vinte e três anos, teve a oportunidade de integrar a missão científica organizada em 1817 pelos governos bávaro e austríaco para pesquisar as terras brasileiras. Para um pesquisador cujo grande interesse eram as ciências naturais, participar de uma expedição científica ao Brasil foi uma oportunidade única.
“... Era o ultimo alemão (Eschwege) que encontramos no interior do Brasil. Saudosos, prosseguimos a viagem pelo remoto país estranho”. Von Martius ficou com a responsabilidade das pesquisas sobre botânica. Durante três anos percorreu, ao lado de Spix, as províncias do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, maranhão, Pernambuco, Piauí, Pará e Amazonas. Desse logo percurso foi possível formar coleções de botânica, zoologia, mineralogia e etnografia. Sua extraordinária pesquisa sobre a flora brasileira começou a ser organizada quando retornou ao seu país e concluída mais de 60 anos após o seu início, graças à dedicação de diversos pesquisadores que deram continuidade ao trabalho.
Quando Von Spix passaram por Minas Gerais, realizaram o percurso entre Ouro Preto, naquela época Vila Rica, e o Distrito Diamantino, hoje Diamantina, pelo caminho oficial que ligava a região do ouro à região dos diamantes, “... Como o modo der exploração dessas minas não devergia do que até aqui havíamos visto, não nos demoramos na estrada real (grifo nosso), que leva a cidade de Mariana, distante três léguas ao sul de Bento Rodrigues, para regressarmos a Vila Rica...” (Spix e Martius) Inspirada nessa viagem dos cientistas bávaros, a expedição Spix e Martius reviveu em 1999 essa saga que hoje é um dos mais importantes produtos turísticos de Minas - A Estrada Real. As pesquisas de Von Martius foram importantíssimas e até hoje são as bases para a botânica sistemática brasileira. Von Martius foi o primeiro a dar nome à Mata Atlântica, batizando-a de Dríades.
Principais Obras
Viagem pelo Brasil (em parceria com Spix) – 1823-1831
Flora Brasilienses-1840 – uma obra extraordinária, composta de 15 volumes com 3811 gravuras. A obra foi terminada por colaboradores em 1906. Fernando I, da Áustria, Luís I, da Baviera, e Dom Pedro II, do Brasil, foram os patrocinadores da publicação.
História Natural dos Palmares – 1823-1850.
Novos Gêneros e espécies de plantas – 1824-1832
História Natural das Palmeiras – 1823-1850
Novos Gêneros e espécies de plantas – 1824-1832
Desenhos selecionados das plantas criptogânicas brasileiras – 1828-1834
Sistemas dos remédios vegetais brasileiros – 1843.
Homenagens
Prêmio Ambiental Von Martius.
Cátedra de Ecologia “Carl Friedrich Phillip Von Martius” – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
Centro de Visitantes Von Martius – Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Instituto Martius-Standen.
Rua Von Martius – Cidade do Rio de Janeiro.
Rua Frederico Von Martius-Cidade de São Paulo