Destinos

Conselheiro Lafaiete

Profeta Gentileza

Muitos lafaietenses devem lembrar-se do "Profeta Gentileza", que ficava sempre na esquina em frente ao Fórum ou diante do Super Comaz ou ainda em outros locais de nossa cidade.


Na novela Caminhos da Índia, promoção da Rede Globo de Televisão, ele é homenageado, sendo representado pelo artista Paulo José. Figura pitoresca e amada pelo povo carioca, ele ficou conhecido nacional e internacionalmente. Seu nome era José Dartrino, ex-proprietário dos Transportes Trino. Deram-lhe o apelido de "Profeta Gentileza" porque vivia pregando o amor, a paz e jamais dizia "obrigado", que, de acordo com ele, vinha de obrigação. Preferia dizer "agradecido" e falava sempre "por gentileza".


Quando ocorreu o incêndio do Gran Circus Norte-Americano, em 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói (RJ), onde morreram centenas de pessoas, José foi para perto do circo consolar as pessoas. Durante anos, fez das cinzas e das marcas do incêndio no chão uma plantação de flores. Depois disso, recebeu avisos em forma de vozes para que saísse pelo mundo perdoando os irmãos e falando de Deus.


Assim, José Dartrino largou tudo o que tinha, inclusive a família, para cumprir essa missão. Por muitos anos, foi decorando pilastras nos lugares mais tristes e feios do Rio de Janeiro, acabando por promover uma das maiores intervenções urbanas de arte naquela cidade.


Andava com uma túnica branca comprida, barba e cabelos crescidos. Gentileza dizia que a sua missão era ensinar a todos a ser gentil. Em suas palavras: "Gentileza gera Gentileza; meus filhos não usem pobreza e sim gentileza; a vida é uma beleza, amor. Gentileza é o nosso Pai celestial, é a natureza".


Trazia sempre consigo um quadro onde estavam escritas diversas normas de sua doutrina; uma palma verde, que representava o verde campo; e o lenço branco, simbolizando a paz. Também estavam presentes as flores, que eram o amor, e, acima das flores, um cata-vento, para refrescar a "cuca da humanidade" e, no alto, a bandeira do Brasil.


Em Conselheiro Lafaiete, o artista plástico Hélcio Queirós tem amplo trabalho dando continuidade à obra do Profeta Gentileza. Foram desenvolvidas oficinas com jovens da cidade, em que foi possível repassar as técnicas de mosaico, que também foram aplicadas em um grande muro no bairro São João. E a Praça São Pedro, no bairro Albinopólis, foi toda decorada, seguindo o exemplo do Profeta Gentileza.


Você sabia?
Que o Profeta Gentileza esteve várias vezes em Conselheiro Lafaiete?

Que a vida do Profeta Gentileza virou filme, livro e tese em faculdades, enredo de Escola de Samba e inspirou músicas a Gonzaguinha e Marisa Monte?


Que o Profeta Gentileza hoje é nome da Praça da Rodoviária, no Rio de Janeiro, bem ao lado de sua arte restaurada?


Fonte: Almanaque do Comércio 2010 - Conselheiro Lafaiete Sindcomércio

 

Enviar link