Destinos

Bonito de Minas

Informações Básicas - Bonito de Minas

População
9.673 (IBGE 2010)


Área

3.905 km²


DDD

38


Emancipação do município

12 de dezembro de 1995


Padroeiro

Senhor Bom Jesus


Data de comemoração

06 de agosto


Adjetivo pátrio
bonitense


Municípios limítrofes

Montalvânia
Januária
Cônego Marinho


Mesorregião

Norte de Minas


Microrregião
Januária


Temperatura

Média anual: 23,6° C
Média máxima anual: 31°C
Média mínima anual: 18°C


Estação seca

Abril a Outubro


Estação chuvosa

Novembro a Março


Relevo

Altitude da sede: 600 m


Topografia

Plano: 30%
Ondulado: 65%
Montanhoso: 5%


Hidrografia

Rio Cariranha
Rio Pandeiros
Riacho Borrachudo
Riacho Catulé
Riacho Cocha
Riacho dos Flecheiros
Riacho Macaúbas
Riacho Ema
Córrego do Gibão
Córrego dos Poços
Córrego Japão
Vereda da Ema
Vereda do Curral Queimado
Vereda Vargem Grande
Vereda Catulé Pequeno
Vereda do Gibão
Veredinha
Lagoa Formosa
Lagoa da Pedra
Lagoa da Ema


Bacia do Rio São Francisco


Vegetação
"A paisagem é em sua maioria monótona, formadas predominantemente por árvores tortuosas, de cascas grossas e pequeno porte, interrompidas por poucas árvores de porte mais elevado.O extrato mais desenvolvido é formado por árvores com aproximadamente 08 (oito) metros de altura. A região também é agraciada com inúmeras veredas (verdadeiros oásis em meio ao cerrado semiárido). As principais espécies encontradas na região são: Pequi, Sucupira, Barbatimão, Jacarandá, Jatobá, Favela, Mangaba e Angico, além do Babaçu e do Buriti, estes últimos encontrados, principalmente nas veredas e brejos". (Fonte: Emater-MG)


Fauna

A maior diversidade está entre as aves. As espécies mais encontradas são: as araras, papagaios, periquitos, seriemas e pássaros pretos. Outras espécies como veados, tatus e até mesmo onças e lobos guarás (espécies ameaças de extinção) podem ser encontradas com certa facilidade em algumas áreas do município.


Principais atividades econômicas

A grande maioria da população economicamente ativa (PEA) está ocupada na agropecuária (mais de 86% da PEA), outros 5% desenvolvem atividades comerciais. Os cerca de 9% restantes desenvolvem outras atividades, tais como, a produção de artesanato e cachaça, o extrativismo vegetal e a prestação de serviços.


Atividades extrativistas

O extrativismo vegetal constitui uma importante fonte de renda para a população local. Os principais produtos provenientes desta atividade são: o pequi, a favela, babaçu e o buriti; sendo, atualmente, a favela o mais significativo financeiramente.


Atividade agropecuária e agroindustrial

O setor agropecuário é constituído basicamente pela agricultura familiar desenvolvida em pequenas propriedades. O milho, o feijão, a cana-de-açúcar e a mandioca são os principais produtos agrícolas.


Atividade comercial

O comércio local ainda é pouco desenvolvido. Os serviços oferecidos são limitados. A qualidade de atendimento é regular, atende razoavelmente bem a população local, mas precisa ser melhor capacitado para ser capaz de atender adequadamente o turista. Apesar das deficiências encontramos facilmente no Município vários tipos de estabelecimentos comerciais tais como: papelaria, oficina mecânica, supermercado, açougues, bares, restaurantes, posto de combustível, casa de material de construção, posto de medicamentos, mercearias e lojas de roupas.
 

Enviar link