1 - Entre os meteoritos descobertos na Terra, quase trinta reconhecidos como marcianos, um foi encontrado próximo a Governador Valadares e recebeu o mesmo nome da cidade mineira.
2 - Argolas do século 19, utilizadas para amarrar animais de carga, ainda podem ser encontradas na cidade.
3 - A região é uma grande produtora e exportadora de feldspato, berilo (águas marinhas), quartzo (ametistas e citrinos), turmalinas, mica e caulim.
4 - A primeira capela da cidade, hoje Catedral de Santo Antônio, foi construída para catequisar os índios.
5 - A Catedral de Santo Antônio possui um relicário que contém uma partícula dos ossos de Santo Antônio de Pádua, confessor dos frades menores e doutor da igreja.
6 - O desbravamento das terras era feito pelos rios, em canoas. Os canoeiros transformaram o rio Doce, na ligação entre Minas Gerais e Espírito Santo, em uma importante via mercantil.
7 - Ao longo da sua história, a cidade foi conhecida por diversos nomes: Quartel de Dom Manuel, Porto da Figueira, Porto da Figueira do Rio Doce, Baguari, Figueira, Santo Antônio da Figueira.
8 - Com cerca de 35 metros de queda d’água, a Cachoeira Véu da Noiva, no distrito de Santo Antônio do Pontal, é ótima para a prática de rapel e escalada.
9 - Possui uma suntuosa obra arquitetônica, o prédio da extinta Companhia Açucareira Rio Doce, que produziu açúcar e álcool para consumo interno e exportação no final do século 20.
10 - Possui marcos em vários pontos da cidade para medições periódicas para a confecção de mapas, demarcação tanto em escala mundial quanto nacional. Um dos marcos fica no Pico da Ibituruna.
Fonte: descubraminas.com
Descubra o Senac em Governador Valadares!