1 - O Complexo do Barreiro é o local perfeito para banhos medicinais, tratamentos de pele, aromaterapia, cromoterapia, massagens, saunas, fisioterapia, ginástica, salões de recreação e beleza.
2 - A paisagem de serras e vales, onde as cachoeiras estão protegidas por paredões de pedra e pequenas matas, abriga uma cidade que nasceu encravada em um vulcão extinto.
3 - Nessa região, formou-se um dos maiores quilombos de Minas Gerais, o Quilombo do Ambrósio. Escravos fugidos fundaram o quilombo Tengo Tengo.
4 - A Igreja de São Sebastião faz parte das singelas e delicadas construções religiosas mineiras do início do século 19. O templo também abriga um Museu de Arte Sacra, que preserva peças sacras e oratórios.
5 - O Mirante do Cristo está situado no alto de Santa Rita. O acesso ao monumento pode ser feito pela escadaria - são 236 degraus - ou pela avenida asfaltada que segue até o local.
6 - O Museu Calmon Barreto é considerado o maior museu brasileiro com acervo de um único artista. Barreto foi gravador, pintor, escultor e contista.
7 - Com o nome da famosa figura feminina mineira, Dona Beja, o objetivo do Museu Histórico de Araxá Dona Beja é abrigar objetos e documentos relativos à história e às tradições culturais da cidade.
8 - A região de Araxá é pródiga em opções para passeios que podem ser feitos em um dia. Os principais atrativos são: Peirópolis, Centro de Pesquisas Paleontológicas Lleellyn Ivor Price, Gruta do Palhares e Parque da Canastra.
9 - Para quem gosta de aventura, a cidade possui estrutura para voos de paraglider ou asa delta.
10 - Na região, também existem fazendas abertas à visitação e locais para pesca, como os populares pesque-pague, além de opções para cavalgar, fazer trekking e trilhas de moto ou jipe.