Destinos

Pedra Dourada

Informações Básicas - Pedra Dourada

População
2.191 (IBGE 2010)


Área

69,990 km²


DDD
32


Emancipação do município

30 de dezembro de 1962


Padroeiro

São José


Data de comemoração

19 de março


Adjetivo pátrio
Douradense


Municípios limítrofes

Faria Lemos
Carangola
Vieiras
Eugenópolis
Tombos
São Francisco do Glória


Mesorregião

Zona da Mata


Microrregião
Muriaé


Temperatura

Média anual: 18,8 °C

Média máxima: 25,9°C

Média mínima: 12,4°C


Estação Seca

Maio a Setembro


Estação chuvosa

Outubro a Abril


Relevo
Altitude máxima: 1409 m
Altitude mínima: 480 m
Ponto central: 650m


Topografia

Plano: 15%
Ondulado: 15%
Montanhoso: 70%


Hidrografia
Ribeirão São João do Soca
Córrego Pedra Dourada
Córrego do Mono
Córrego Irara
Córrego dos Frangos
Córrego do Galo
Córrego do Rocha
Córrego Jacutinga
Córrego Pedro Paulo
Córrego Cascata


Bacia
Bacia do Rio Paraíba do Sul


Vegetação

"Floresta estacional semidecidual (mata atlântica) desenvolvendo-se ao longo das encostas da serra e várzeas onde algumas espécies arbóreas foram identificadas como: Embaúba-branca (Cecropia hololeuca miq.), Murici (Vochysia cf. rectiflora Warm. Var. rectiflora), Embaúba-vermelha (Cecropia glaziovi Gnethlage), Paineira (Pseudolombax grandiflorum (Cav.) A. Robyns) , Quaresmeira (Tibouchina sp), Figueira (Ficus sp), Palmito-doce (Euterpe edulis L.), Canela (Percea sp), Ingá - da - mata (Inga sp), Taquara - da - mata (Merestachys sp). Entre a floresta e o campo temos uma área de transição, onde foram observados arbustos e árvores de baixo porte, com uma altura média de 5 metros hospedando uma flórula rica em epífitas. Dentre as espécies arbóreas encontradas neste ecossistema, aparecem: Hillia parasitica jacq., Maytenus glaucescens Reiss., Clusia marizii Gomes da Silva e B. Weinbery, Clusia mexiensis P.F. Stevens, Rapanea sp, Clethra brasiliensís, Miconia cf. rigidiuscula Cogn., Trembleya of. Parviflora Cogn., Mollinedia sp, Sorocea cf. bonplandis (Schott) Rizzini, Fuchsia regia (Vand.) Muz. Entre as epífitas observa-se um grande número de táxons pertencentes às famílias Orchideceae, Bromeliaceae, Araceae e Asteraceae. Em nossa última excursão a Pedra Dourada, foram encontradas Euterpe edulis L. (palmito-doce), que vem se tornando candidata a categoria de "em perigo"; Dorstenia arifolia Lamarch (carapiá), incluída na categoria: Em perigo, pela IUCN, The World Conservation Union, Gland, Switzerland, 1994 e Cissus striata Ruiz & Pavon ssp argentina (Suess.) Lombarde, espécie que até 1995 tinha sua citação apenas para o sul do Brasil.

 

Merece destaque a família Sphagnaceae representada por Sphagnum leonii H. Crum (musgo-branco), descoberto no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro em 1993, sendo descrita e publicada na PABSTIA Vol. V, n0 2 em abril de 1994. Por tratar-se de uma área ainda pouquíssimo estudada, com o desenvolvimento das pesquisas, acreditamos que deveremos encontrar mais espécies raras, ameaçadas de extinção e até novas para a ciência." (Inventário da Oferta Turística do Município de Pedra Dourada, 2007)


Fauna

"A fauna existente hoje é resultado de milhões de anos de desenvolvimento evolutivo e integra todos os ecossistemas da terra. Porem, antes de serem simples habitantes do meio, os animais silvestres são, em grande parte, responsáveis pela configuração do ambiente.


A diversidade da fauna silvestre pode ser definida sucintamente como o número e abundância relativa de espécies existentes em um determinado ambiente. Quando este ambiente é muito modificado por fenômenos naturais ou por ações humanas, as sobrevivências das espécies ficam severamente ameaçadas.


A fauna da mata atlântica é caracterizada por uma elevada riqueza de espécie e alto grau de endemismo. A riqueza faunística do Município de Pedra Dourada, representa, de forma bem sucinta, o que representou as regiões de mata atlântica do sudeste do Brasil." (Ibid, 2007)


Principais atividades econômicas

A economia do município é baseada na agricultura, com destaque para a produção de café, laranja, banana e cana-de-açúcar.
Na pecuária, o rebanho bovino é o que tem mais ênfase, mas tem-se observado um aumento considerável no rebanho de caprinos.

 

Enviar link