Destinos

Caetanópolis

Informações Básicas - Caetanópolis

População
10.218 (IBGE 2010)


Área

156 km²


DDD

31


Emancipação do município

12 de dezembro de 1953


Padroeiro

Santo Antônio


Data de comemoração

13 de junho


Adjetivo pátrio

caetanopolitano


Municípios limítrofes

Paraopeba
Sete Lagoas


Mesorregião

Central


Microrregião

Sete Lagoas


Temperatura
Média anual: 21º C
Média máxima anual: 28º C
Média mínima anual: 15º C


Estação seca

Abril a Outubro


Estação chuvosa

Novembro a Março


Voltagem

120 W


Relevo
Altitude da sede: 720 m
Altitude máxima: 1.065 m - serra do Ibiruçu
Altitude mínima: 900 m - córrego da Lontra


Topografia

Plano: 30%
Ondulado: 70%


Ao Sul e Leste do município, há domínio das rochas do grupo Bambuí, ardósia, calcários e metalssístico. Do ponto de vista morfoclimático, o município pertence ao domínio dos campos e cerrados.


Hidrografia

Rios
Ribeirão São Bento
Córrego da Lontra
Ribeirão Grutinha
Ribeirão Saquinho


Bacia

Bacia do Rio São Francisco


Vegetação
A vegetação natural existente restringe-se aos campos cerrados utilizados para pastoreio e alguns remanescentes de mata seca e de cerrado. Existem, ainda, pequenos remanecentes descontínuos de mata ciliar, localizados, principalmente, no médio e baixo curso do ribeirão do Cedro.


Fauna

Principais espécies arbóreas: aroeira, cagaiterira, capitão do campo, gonçalo, Ipê , Maria preta, pantera, pequi. As informações prestadas pela população permitem a organização das espécies animais observadas na região, na mastofauna encontramos, capivaras, gato-do -mato, lontra, pacas, tatu-bola, veado campeiro, entre outros, a na avefauna encontramos o azulão, canário da terra, coruja buraqueira, garça branca, gavião carcará, inhambu, juriti, marreco ananal, papagaio- verdadeiro, pica-pau de cara amarela, siriema, entre outros, e entre os répteis, os mais comuns são cágado, camaleão, cascavel, cobra cipó, cobra verde, coral, jararaca, sucuri, urutu cruzeiro, entre outras.


Principais atividades econômicas

Agricultura e pecuária: a atividade agrícola apresenta-se bastante limitada por dois fatores: o primeiro é a qualidade do solo, onde predominam cascalhos e a erosão é do tipo laminar; o segundo fator é o reflorestamento em grandes áreas. Principais produtos: café, mandioca, milho, feijão , cana e arroz.

 

Na pecuária, destaca-se rebanho leiteiro, bem como o rebanho de zebuínos e holandês.


Indústria:
esta é a principal atividade econômica urbana, através da Cia. Cedro Cachoeira (indústria têxtil), a qual empregou 771 pessoas em 1970, 1.054 pessoas em 1980, caindo para 520 pessoas em 1992 e 416 pessoas em 1996. A queda nas vendas e a modernização industrial podem ser apontadas como responsáveis por este quadro. Na década de 80 a empresa instalou nova unidade no Município.

 

Micro e pequenas empresas empregam aproximadamente 200 pessoas, nos setores de extração e beneficiamento de pedra ardósia.

 

Comércio: De pequeno porte, predominando a venda de alimentos e bebidas. A evolução do setor é lenta devido à proximidade do município com outros centros comerciais maiores: Paraopeba a 3 km, Sete Lagoas a 30 km e Belo Horizonte a 100 km.

Enviar link