Destinos

Esmeraldas

10 curiosidades sobre Esmeraldas


1 - Esmeraldas faz parte da intrigante história dos bandeirantes que desbravaram o interior do Brasil.


2 - Sua origem está na bandeira de Fernão Dias Paes, que, por algum tempo, permaneceu em terras que hoje pertencem ao município.


3 - Integrante do Circuito Verde Trilha dos Bandeirantes, Esmeraldas tem várias opções de hotéis-fazenda, que proporcionam agradáveis contatos com a vida do campo.


4 - A tradição das festas religiosas é mantida, principalmente nos distritos e nos povoados.


5 - Uma das primeiras construções do local foi a Fazenda da Dona Izabel. Nela havia a capela de Santa Quitéria, sendo a imagem da santa e o altar trazidos de Portugal.


6 - No início, a cidade era composta por quatro distritos: Sede da Vila de Santa Quitéria, Contagem, Capela Nova de Betim e Vargem do Pântano (atual Ibirité).


7 - Em 1943, o nome Santa Quitéria foi alterado para Esmeraldas, em homenagem ao bandeirante Fernão Dias Paes.


8 - O caminho que ligava as atuais cidades de Esmeraldas a Betim ainda está preservado. É nessa área que estão a Serra Negra e a famosa Fazenda Serra Negra.


9 - Na Capela Sant'Ana, no distrito de Andiroba, está uma cruz, que, segundo a tradição, foi fixada por Borba Gato durante umas das expedições de Fernão Dias.


10 - O casarão Santo Antônio é um solar que foi residência de José Teixeira da Fonseca Vasconcelos, o visconde de Caeté, primeiro presidente da Província de Minas Gerais.

Enviar link

© Mariana Lyrio Esmeraldas - Cachoeira no caminho de Santa Quitéria - Mariana Lyrio Cachoeira no caminho de Santa Quitéria
© Mariana Lyrio Esmeraldas - Serra Negra - Mariana Lyrio Serra Negra
© Paulo Pimentel Esmeraldas - Igreja de Sant'Ana - Paulo Pimentel Igreja de Sant'Ana
© Mariana Lyrio Esmeraldas - Cavalgada de São José - Mariana Lyrio Cavalgada de São José
© Mariana Lyrio Esmeraldas - Casarão Santo Antônio - Mariana Lyrio Casarão Santo Antônio