Destinos

Timóteo

Informações Básicas - Timóteo

População
81.243 (IBGE 2010)


Área
144,381 km²


DDD
31


Emancipação do município
30 de dezembro de 1962


Padroeiro
São Sebastião


Data da comemoração
20 de janeiro


Adjetivo pátrio
Timotense


Distrito
Cachoeira do Vale


Municípios limítrofes
Antônio Dias
Bom Jesus do Galho
Caratinga
Coronel Fabriciano
Ipatinga
Jaguaraçu
Marliéria


Mesorregião
Vale do Rio Doce


Microrregião
Ipatinga


Temperatura
Média anual: 23,5ºC
Média máxima anual: 28,3º C
Média mínima anual:19,1º C


Estação Seca
Abril a outubro


Estação Chuvosa
Novembro a março


Relevo
Altitude máxima: 864 m - Pico da Ana Moura
Altitude mínima: 220 m - Foz do rio Piracicaba
Altitude da sede: 350 m


Topografia
Plano:20%
Ondulado:50%
Montanhoso:30%


Rios
Rio Piracicaba
Rio Belém


Bacia do Rio Doce


Vegetação
A vegetação nativa é composta por espécimes da floresta tropical do sudeste brasileiro, matas de galerias e ciliares, que atualmente restringem-se a poucas manchas e a área delimitada pelo Parque Estadual do Rio Doce. Destacam-se a sapucaia, jacarandá, jequitibá-rosa e caviúna, entre outras. Em função das atividades siderúrgicas, grande parte da cobertura vegetal nativa cedeu lugar às plantações de Eucalipto.


Fauna
A fauna do município é composta por gato-do-mato, onça pintada, teiú, raposa, rato silvestre, sabiá, sanhaço, tico-tico, rolinha, saira, bem-te-vi, capivara, paca, entre outros.


Principais atividades econômicas
A agropecuária de Timóteo apresenta uma área de 3.807 hectares, com aproximadamente 77 estabelecimentos rurais. A criação de bovinos ultrapassa 940 cabeças. Além disso, são mais 440 mil litros de leite, 120 toneladas de milho, 12 toneladas de feijão, 50 toneladas de banana, 40 toneladas de mel e 50 kg de própolis produzidos anualmente. Mas o ponto forte da sua economia é a siderurgia, na figura da empresa Arcelor Mittal Timóteo, antiga Acesita. O município atualmente é conhecido como a "capital do inox" justamente por ter em seu território a única siderurgica que produz o aço do tipo em toda a América Latina, também é o segundo município mais produtivo do leste de Minas. Outros ram
os de destaque são a mecânica, extração mineral, vestuário e madeiras. São mais de 18 mil habitantes que fazem parte da população economicamente ativa, distribuída em mais de 200 industriais, 2.000 estabelecimentos comerciais e 3.500 prestadores de serviços. O setor industrial se destaca com mais de 54% da população trabalhadora. Em 2003 o Produto Interno Bruto (PIB) de Timóteo era de R$1,45 bilhões segundo o IBGE e estava na lista de cidades com maior (PIB) do Brasil, ocupando a 96º posição em 100 cidades brasileiras. Já em 2005 o (PIB) da cidade subiu para R$1,84 bilhões.

Enviar link