Destinos

Diamantina

Artesanato em Diamantina

Minas Gerais foi o estado que melhor absorveu a cultura dos elementos colonizadores: português, africano, indígena, italiano, cigano, etc. O fortalecimento da vida urbana com a ocupação das cidades históricas mineiras, favoreceu o surgimento de muitos artistas. O território ofereceu fatores que propiciam o enriquecimento artesanal, abrindo um leque de alternativas e proporcionando o desenvolvimento de trabalhos primorosos que despertam a atenção de inúmeros compradores, difundindo a arte do fazer popular mineiro para além das Gerais, com reconhecimento e interesse até internacionais.


A tenacidade e a criatividade do povo mineiro dão a certeza de que em qualquer canto do Estado encontraremos pessoas fazendo artesanato. Às vezes, as atividades não despertam apoio suficiente para sair do núcleo comunitário, ou não conseguem quem possa divulga-las. Poucos são os municípios que promovem os artesãos locais organizando sistematicamente sua própria feira de artesanato. No mais das vezes são promovidas feiras de âmbito regional ou programadas exposições no bojo de outras festas ou atividades culturais.


A uma cultura viva e tão rica, como a do município de Diamantina, não poderia faltar um importante traço do gosto e imaginação popular como é o artesanato. Entretanto, essa atividade só mais recentemente passou a representar no município uma função de relativa importância econômica, através da tecelagem dos chamados tapetes tipo Arraiolo. Apresentando padronagens e qualidade de confecção que nada ficam a dever aos modelos originais portugueses, a tapeçaria diamantinense obteve imediata aceitação no mercado nacional de artesanato. Sua produção, organizada em moldes cooperativos, vem possibilitando o aproveitamento, com naturais reflexos sociais, da mão de obra feminina, antes ociosa. Mais tradicional é, no entanto, a produção familiar e rudimentar de outros objetos simples, a exemplo de artigos de ferro batido, cerâmica e algodão, além de joias confeccionadas em coco e incrustadas de ouro.

Enviar link