Destinos

Poços de Caldas

Os Cristais de Poços de Caldas

Uma das tradições de Poços de Caldas é o  vidro “tipo Murano”. Na década de 60,  chegaram à cidade imigrantes venezianos como os senhores Mario Seguso e Aldo Bonora, trazendo um aprendizado que foi passado de geração em geração. A centenária técnica de se trabalhar no vidro, celebrizada como “Cristal de Murano”, começou, então, a ser desenvolvida na mineira Poços de Caldas.


O senhor Seguso, um dos pioneiros, além do aprendizado em família, fez o curso de aperfeiçoamento no Régio Instituto de Arte, de Veneza, onde se especializou em gravação sobre cristal. São belas obras artesanais, produzidas com amor e delicadeza. Diz: “a sobriedade do bom gosto brasileiro. O Brasil deu leveza e suavidade à minha arte.”


O vidro Murano não é uma marca ou um tipo de vidro. É o vidro produzido na Ilha de Murano, na Itália. Não há no vidro de Murano componentes químicos ou características de estilo que o diferencie de outros vidros feitos no mundo. O que vale é o bom gosto e a experiência dos designers da ilha.


O turista encontra esses bonitos produtos no comércio local, de diferentes marcas e com os mais variados designs, tamanhos e cores.

Enviar link