População
295.988 (IBGE 2010)
Área
4.523,957 km2
DDD
34
Emancipação do município
22 de fevereiro de 1836
Feriados Municipais
02 de março – aniversário da cidade
15 de agosto – Dia de Nossa Senhora da Abadia
Padroeiro
Nossa Senhora da Abadia
Data de comemoração
15 de agosto
Adjetivo pátrio
Uberabense
Municípios limítrofes
Sacramento
Água Comprida
Conceição das Alagoas
Conquista
Delta
Indianápolis
Nova Ponte
Veríssimo
Uberlândia
Mesorregião
Triângulo Mineiro
Microrregião
Uberaba
Temperatura
Média anual: 22,11º C
Média máxima anual: 29,1º C
Média mínima anual: 16,6º C
Estação Seca
Abril a outubro
Estação chuvosa
Novembro a março
Relevo
Altitude máxima: 1031m
Altitude mínima: 522 m
Ponto central: 763,9 m
Topografia
Plano: 40%
Ondulado: 60%
Montanhoso: 0%
Hidrografia
Principais rios
Rio Grande
Rio Uberaba
Represa de Volta Grande
Rio Tejuco
Ribeirão Bom Jardim
Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Paranaína
Vegetação
A vegetação de cerrado de Uberaba era composta por pequis, sucupiras, paus-terra e outras árvores de até 10 metros de altura, de troncos tortuosos, casca grossa e folhas espessas, notáveis pela resistência ao fogo, misturadas à vegetação rasteira e ao capim.
Por causa do crescimento acelerado, Uberaba e a região do Triângulo Mineiro contam com 2,4% de sua vegetação original. O cerrado foi substituído por plantações de soja e cana-de-açúcar, principalmente, além das pastagens para o gado.
O pouco que resta da vegetação natural encontra-se nas áreas de relevo mais elevado e em grotões.
Fauna
Com a derrubada das matas do cerrado, a fauna regional também desapareceu. Os animais de pequeno porte, como pacas, cotias, gatos-do-mato, siriemas, além de outras aves e insetos, estão restritos às áreas de proteção.
Principais atividades econômicas
Polo moveleiro - A SATIPEL e a Synteko já estão implantadas na cidade e, ao lado de dezenas de outras indústrias, estão transformando rapidamente Uberaba em expressivo polo moveleiro, destinado a ser o maior da América do Sul.
Polo químico - Juntas, as empresas do pólo químico de Uberaba são as maiores produtoras de adubos fosfatados da América Latina. O polo abriga a Fosfértil, a FMC, a Sipcam-Agro e a DuPont, além das maiores misturadoras de fertilizantes do país.
Polo de cosméticos - Quase uma dezena de empresas, com destaque para a Layff Kosmetica (Skala), que exporta seus produtos para o mundo, estão consolidando um´pólo de cosméticos em Uberaba.
Polo calçadista - Uberaba sedia dezenas de indústrias de médio e pequeno porte, algumas exportando para países do Mercosul, América Central e Caribe.
Polo doceiro - Dezenas de indústrias com produção em escala e centenas de produtores artesanais fazem da cidade um grande pólo doceiro, produção que é distribuída para todo Brasil.
Porto seco - Uberaba ainda conta com uma atuante EADI - Estação Aduaneira de Interior, que permite a realização de operações de importação e exportação com custos mais baixos e grande agilidade.
Capital mundial do zebu, Uberaba é o maior centro de coleta de embriões bovinos do Brasil e responsável por 50% da produção nacional de sêmen de zebu e 25% de todo o sêmen bovino de todas as raças.