População
70.281 (IBGE 2010)
Área
1.245,864 km²
DDD
31
Emancipação do município
8 de julho de 1711
Feriados Municipais
08 de julho – Aniversário da cidade
Padroeira
Nossa Senhora do Pilar
Data de comemoração
15 de outubro
Adjetivo pátrio
Ouropretano
Distritos
Amarantina
Antonio Pereira
Cachoeira do Campo
Engenheiro Corrêa
Glaura
Lavras Novas (sub dist)
Miguel Burnier
Rodrigo Silva
Santa Rita de Ouro Preto
Santo Antônio do leite
Santo Antônio do Salto
São Bartolomeu
Municípios limítrofes
Belo Vale
Catas Altas da Noruega
Congonhas
Itabirito
Itaverava
Mariana
Moeda
Piranga
Ouro Branco
Mesorregião
Central
Microrregião
Ouro Preto
Temperatura
Média anual: 19ºC
Média máxima anual: 25.2ºC
Média mínima anual: 11.2ºC
Estação Seca
Junho a Agosto
Estação chuvosa
Novembro a Março
Relevo
Altitude Máxima: 1891 m
Altitude Mínima: 989 m
Ponto central: 900m
Topografia
Plano: 5%
Ondulado: 40%
Montanhoso: 55%
Hidrografia
Rios
Rios e ribeirões
Rio das Velhas (nascente)
Rio Piracicaba
Rio Gualaxo do Sul
Rio Mainart
Ribeirão Funil
Ribeirão Maracujá
Bacia
Rio São Francisco e rio Doce
Vegetação
A cobertura vegetal nativa da região são os campos e as capoeiras. É comum também no município a associação entre pastos e capoeiras, onde se desenvolve uma pecuária rudimentar.
As capoeiras são formações de porte arbóreo, cujas espécies apresentam-se em fase de desenvolvimento, na busca do restabelecimento das condições originais na área. Esse tipo de formação ocupa grandes partes na porção sul do território, onde está instalado o Parque Estadual do Itacolomi.
Espécies da vegetação local são quaresmeiras e matas de candeia
Fauna
A fauna, incluindo espécies ameaçadas, é encontrada principalmente no Parque Estadual do Itacolomi. São elas, ave pavó, lobo-guará, onça-parda, andorinhão-de-coleira, macaco, mico, tatu, paca, capivara, gato-mourisco, seriema, jacu, e muitos beija-flores.
Na Estação Ecológica do Tripuí é encontrado o Peripatus acacioi, que “pertence à Classe dos Onicóforos, que em latim quer dizer “portador de unhas”, em razão de possuírem um conjunto de pequenas garras articuladas na extremidade de seus lobópodos (“pés-lobados”). O grupo dos Peripatus foi descoberto por Guilding em 1825/26, e hoje existem cerca de 70 espécies espalhadas pelas regiões tropicais e temperadas, todas ao sul do trópico de Câncer. O único exemplar fóssil encontrado data de 350 milhões de anos (anterior aos dinossauros), tendo grande importância por ser considerado um “elo perdido”, ancestral mais provável dos anelídeos (minhocas e sanguessugas – animais com corpo segmentado) e os artrópodos (insetos, aranhas, crustáceos – animais com esqueleto articulado).
O Peripatus acacioi é uma espécie que habita cavidades naturais do solo onde predomina grande umidade, com claridade muito fraca ou nula e uma temperatura constante inferior a 20ºC. São encontrados a uma profundidade de aproximadamente 30cm em locais úmidos, sob uma cobertura vegetal que propicia um sombreamento adequado.
O corpo do Peripatus acacioi é alongado com comprimento variando entre 20mm e 56mm. A coloração típica da espécie é púrpura-escuro nas costas, sendo a parte ventral mais clara, lilás-avermelhada. As características de grande importância evolutiva típicas do grupo são a presença de antenas, pequenas garras articuladas nas terminações dos lobópodos e aparelho mastigador, característico de alguns artrópodos; porém o corpo é formado por anéis, tipicamente anelídeos.
São animais que se alimentam de insetos e aranhas, com uma interessante estratégia alimentar e de defesa, que consiste na imobilização da presa através de um jato de muco, produzido por um par de glândulas adesivas e lançado por duas papilas orais localizadas ao redor da boca. A secreção endurece quase que imediatamente, envolvendo a presa em uma rede de filamentos adesivos. São animais que apresentam os dois sexos, macho e fêmea. A determinação do sexo pode ser feita através da contagem dos “pés lobados”, pois os machos possuem de24 a 26 pares, e as fêmeas de 26 a 28 pares de lobópodos.”(Folder Estação Ecológica Tripuí – IEF).
Principais atividades econômicas
Extração de topázio imperial e ouro
Empresas: Alcan, Samarco, Samitri, Ferteco, Cia. Paulista de Ferro Ligas,Vale
Comércio de artesanato e gemas
Turismo