Destinos

São João del-Rei

Informações Básicas - São João del-Rei

População
84.469 (IBGE 2010)


Área

1.464,327 km²


DDD

32


Emancipação do município

Elevação à vila
8 de dezembro de 1713


Elevação a município

6 de março de 1838


Feriados Municipais

15 de agosto - Assunção de Nossa Senhora
08 de dezembro - Dia da cidade


Padroeira

Nossa Senhora do Pilar


Data da comemoração

12 de outubro


Adjetivo pátrio

São-joanense


Distritos
Arcângelo
Emboabas
Rio das Mortes
São Gonçalo do Amarante
São Sebastião da Vitória


Municípios limítrofes

Barbacena
Carrancas
Conceicão da Barra de Minas
Coronel Xavier Chaves
Ibertioga
Madre de deus de Minas
Nazareno
Ritápolis
Prados
Piedade do Rio Grande
Santa Cruz de Minas
Tiradentes


Mesorregião
Central


Microrregião

São João del-Rei


Temperatura

Média anual: 19,2ºC
Média máxima anual: 25,8º C
Média mínima anual: 14,1º C


Estação Seca
Abril a outubro


Estação Chuvosa

Novembro a março


Relevo

Altitude máxima: 1338 m - morro do Chapéu:
Altitude mínima: 912 m - foz corrego do Mane-Rosa:
Altitude da sede: 910,2 m


Topografia

Plano: 8%
Ondulado: 22%
Montanhoso: 70%


Serras

Serra do Lenheiro
Serra de São José
"Parte da Serra do Lenheiro foi decretada como Parque Municipal Ecológico, com uma área de pouco mais de dois quilômetros quadrados, localiza-se logo acima da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e tem como objetivo proteger a serra do Lenheiro e oferecer uma alternativa de lazer para a população da cidade e visitantes.Na serra ainda podemos encontrar pinturas
rupestres".(Fonte: Tiradentes.Net)


Existem estudos que apontam a origem de tais pinturas,datadas de 6 a 9 mil anos atrás. Segundo relatos, as pinturas devem ter sido pintadas por tribos nômades que viviam em cavernas e abrigavam-se na serra para caçar. Existem trilhas que levam até essa encantadora beleza natural, são cerca de 1h de caminhada.


"A serra de São José é constituída de arenito e filito, e extremamente rica em espécies vegetais, sendo algumas endêmicas. Sua cobertura vegetal é composta por ambientes de mata atlântica, campo rupestre, cerrado e matas de galeria associadas a estes dois últimos. Possui aproximadamente 13 Km de extensão, abrange hoje as cidades de São João del-Rei, Tiradentes, Coronel Xavier Chaves, Prados e Santa Cruz de Minas. Seu relevo é bastante acidentado e a altitude varia entre 900m e1.430m. Esta composição proporciona à área grande valor cênico que, associado ao patrimônio histórico-cultural e natural da região, lhe confere um caráter de riqueza única." ( Fonte:www.solarchiaini.com.br)


Rios

Rio das Mortes
Rio Elvas
Córrego do Lenheiro
Represa de Camargos


Bacia do rio Grande


Flora

São João del-Rei possui uma diversidade ecológica grandiosa, com uma biodiversidade representativa de alguns ecossistemas importantes do bioma mata atlântica e cerrado. No seu relevo, formado pelas serras da Mantiqueira, observa-se uma vegetação de cerrado, com a presença de campos limpos nas partes mais altas.


Fauna
Apresenta um potencial notável para a avifauna, onde é possível encontrar espécies representativas de alguns ecossistemas importantes do bioma mata atlântica e cerrado. Destaque para o Jacu (Penélope obscura), Araras (Aratinga leucophtalmus), Saíra-Dourado(Tangara cyanoventris). Entre os mamíferos, encontramos grandes quantidades de macacos que alegram e dão um toque especial ao turismo local, como o Sauá (Callicebus personatus) e os sagüis-de-tufo-preto (Callithrix penicillata).


Principais atividades econômicas

Confecção de artigos do vestuário e acessórios;
Edição, impressão e reprodução de gravações;
Extração de minerais nao-metálicos:
Fabricação: de maquinas e equipamentos;moveis;produtos alimentícios e bebidas;produtos de madeira;minerais nao-metálicos;produtos químicos;produtos têxteis; maquinas e equipamentos;artefatos de couro, artigos de viagem e calçados;
Metalurgia básica;
Preparação de couros ;
Reciclagem.

Enviar link