Destinos

Brumadinho

Guardas de Congo e Moçambique

Existem em Brumadinho uma guarda de Congo e sete guardas de Moçambique. Todas estão vinculadas à irmandade de Nossa Senhora do Rosário.


As manifestações dessas Guardas ocorrem, principalmente, nos festejos religiosos realizados em Igrejas e Capelas da sede e de várias outras localidades de Brumadinho. Além das festas de Nossa Senhora do Rosário e dos santos padroeiros das respectivas igrejas e capelas, essas guardas participam também dos festejos do reinado e de outros eventos religiosos em vários povoados de Brumadinho e municípios vizinhos.


Apesar das dificuldades para manter as vestes, adereços e instrumentos, essas guardas proporcionam um bonito colorido nas festas religiosas de Brumadinho, mantendo vivas as tradições, usos e costumes, com suas danças, sons e cantorias.  


As guardas sempre se reúnem na casa de um de seus integrantes, em sistema de rodízio. Geralmente rezam um terço e depois discutem a participação nos festejos, a busca de soluções para problemas de ordem pessoal dos integrantes, formas de obtenção de recursos para manutenção das Guardas, dentre outros.


Atualmente, a sobrevivência de todos esses grupos - a maioria, ameaçada de extinção - depende de apoio institucional. Eventualmente eles recebem doações de objetos para fazer rifas e realizam bingos para obtenção de fundos que são aplicados na aquisição de instrumentos, uniformes e para suprir outras necessidades.


Um dos principais problemas relatados pelas guardas relaciona-se à falta de recursos para transporte para a sua participação em eventos. Segundo eles, a participação e o apoio, principalmente da Prefeitura, relativamente a esses e outros custos referentes à manutenção das guardas são muito acanhados.


É necessária a elaboração de um projeto com a finalidade de valorizar e perenizar essas manifestações, buscando identificar e registrar os grupos existentes e sua origem, tempo de existência, número de integrantes, formas de organização e manutenção, características principais (eventos de que participam e seus rituais devocionais – rezas, danças, cantos, instrumentos, indumentária, comidas que são servidas às guardas visitantes, etc.), bem como seus principais problemas e expectativas.

Enviar link