Destinos

Brumadinho

Povoado de Casa Branca

Por toda a beleza natural e cultural, Casa Branca configura-se como um lugar ideal para os amantes da natureza, do descanso e da culinária mineira. O clima, a riqueza paisagística e os recursos ambientais são favoráveis ao turismo, especialmente para a prática do ecoturismo, fato que levou ao aumento considerável do número de pousadas e restaurantes no local. Ainda no que se refere ao segmento ecoturístico, o povoado e seu entorno possuem: cachoeiras, um centro de aventuras, trilhas para caminhadas e condições favoráveis para a prática de rapel, cavalgada, arvorismo, ciclismo, camping selvagem, dentre outros.


Para aqueles que desejam conforto e requinte, Casa Branca oferece uma estrutura de hospedagem adequada a este segmento, além de restaurantes com cardápio internacional. Outros pontos que atraem visitantes são o Clube Estâncias da Cachoeira,
Verde Folhas Espaço de Aventuras, Templo Budista Nendalarana, Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, Serra da Calçada, Campo de Golf - Meengaba Golf Resort, e a feira de produtores locais que ocorre todos os finais de semana na praça localizada no centro do povoado.


Vale a pena visitar, também, a
Cachoeira da Ostra ou Osta com uma queda d'água de 10 metros de altura, em local de rara beleza.


Grande parte dos turistas que freqüentam Casa Branca buscam a localidade para desfrutar do descanso. Neste sentido, há uma boa movimentação nas pousadas e no comércio, que contribuem substancialmente para o crescimento da economia local.


Entre os fatores que contribuem para a competitividade de Casa Branca como destino turístico de Brumadinho, destaca-se a proximidade de Belo Horizonte.


Histórico
Povoado pertencente ao Distrito Sede de Brumadinho, Casa Branca está situado em um vale na região serrana (sul) da Grande BH, no entorno do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, atrás e abaixo do Condomínio Retiro das Pedras. Possui uma população residente de cerca de 3.000 pessoas. É um local de extraordinária beleza natural. No verão, a temperatura fica em torno de 28ºC, e no inverno, na faixa de 12ºC. A altitude é de 930m acima do nível do mar, o que proporciona aos moradores e visitantes um clima sempre agradável.


Casa Branca tem sua origem relacionada aos tempos auríferos, e foi ponto de parada de tropeiros. Contudo, com o fim do ciclo do ouro, a região ficou mergulhada num total abandono. No século 20, com o crescimento da mineração de ferro e a expansão da Estrada de Ferro Central do Brasil foram surgindo os primeiros comerciantes e escolas da região, que deram a Casa Branca um novo ciclo de desenvolvimento interligado à construção de inúmeros condomínios horizontais.


Atualmente, Casa Branca tem crescido muito, principalmente com a implantação de condomínios e loteamentos no seu entorno, para servir de segunda residência para famílias das classes média e alta de Belo Horizonte. Os condomínios mais importantes são: Recanto do Vale I e II, Recanto da Aldeia, Parque das Águas I e II, Quintas de Casa Branca, Parque das Andorinhas e Aldeia da Cachoeira das Pedras. Alguns bairros mais simples, como Jangada, Jardim Casa Branca e Ponte, também integram este território do Distrito Sede que se conhece como "Casa Branca e região".


É importante lembrar também a presença de quatro unidades de conservação nesta região: o Parque Estadual da Serra do Rola Moça; a Área de Proteção Ambiental Sul - APA Sul, a Área de Proteção Especial Catarina - APE Catarina, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Sítio Grimpas - RPPN Sítio Grimpas.

Enviar link