Destinos

Brumadinho

Distrito de São José do Paraopeba

A Vila, sede do Distrito de São José do Paraopeba está situada numa encosta da Serra da Moeda, às margens do Rio Paraopeba, na divisa com o município de Bonfim. A região correspondente a este povoado começou a ser ocupada no final do século 16 e início do século 18 e continuou sua lenta e gradual expansão, em boa parte, através da substituição da estrutura urbana original. Sua formação ocorreu provavelmente da evolução de uma propriedade rural do século 18. Seu nome anterior era São José do Salto do Paraopeba.


Politicamente, o Distrito de São José do Paraopeba pertenceu a Ouro Preto, durante todo o império até 1901, como parte do Distrito de Itabira do Campo, atual Itabirito. Em 1901, o Distrito passou a pertencer ao município de Vila Nova de Lima, atual Nova Lima. Em 1939, o município de Brumadinho foi criado e anexou o Distrito de São José do Paraopeba.
Mantém, ainda, uma antiga capela, hoje despojada de todas as imagens. Conserva apenas algumas edificações remanescentes do casario antigo.


Atratividade Turística Local
A potencialidade turística do distrito está relacionada a uma das grandes vocações do município, a produção de cachaça artesanal. Em São José do Paraopeba é produzida uma das mais famosas cachaças da região, a cachaça Boa Vitória, exportada para o mundo inteiro. Visitas organizadas e guiadas ao alambique poderiam gerar outras oportunidades de trabalho e geração de renda para a comunidade local.


Outra potencialidade do distrito é o povoado de Sapé, formado por descendentes de escravos libertos.
A forte herança africana torna o povoado fonte importante de pesquisa a respeito da escravidão nesta região, além de guardar fortes traços da cultura negra, importantes para o enriquecimento da cultura e da história do município.


Na capelinha local, dedicada a São Benedito, a comunidade de Sapé realiza todos os anos a festa em homenagem ao santo negro. Nesta festa, as tradições locais estão presentes, como o cortejo da Guarda de Moçambique, levantamento de mastro, queima de fogos, comida típica, música e muita dança.


O Distrito de São José do Paraopeba abriga os povoados de Coronel Eurico, Ribeirão, Martins, Colégio, Sapé, Casinhas e Marinhos, e se destaca por ser importante reduto de manifestações folclóricas como a Folia de Reis e a Guarda de Moçambique.

Enviar link