Destinos

Brumadinho

Distrito de Conceição de Itaguá

A região de Conceição de Itaguá era denominada Brumado do Paraopeba, abrangendo as áreas geográficas do Distrito que lhe dá o nome e do Distrito Sede do município atuais. Historicamente a Vila se originou na região do Termo de Sabará, no século 18. Em 1836, pertenceu ao Distrito de Congonhas do Campo, em Queluz (atual Conselheiro Lafaiete). Em 1839, a região passou a pertencer a Bonfim. Em 1914, recebeu seu nome atual: Conceição de Itaguá, (ita=pedra), (gua=água). Em 1923, entretanto, o Distrito de Conceição de Itaguá passou a se chamar Brumadinho e sua sede foi transferida para próximo da Estação Ferroviária de Brumadinho.  


A construção do Ramal do Paraopeba foi decisiva para a perda de importância do Distrito de Conceição de Itaguá, que foi rebaixado para a categoria de povoado, passando a pertencer ao Distrito Sede de Brumadinho. Em 1953, ele foi recriado e recuperou, em parte, a sua importância. Maiores detalhes podem ser obtidos nas referências históricas de Brumadinho.


Atualmente, boa parte da Vila está conurbada com a cidade de Brumadinho. A construção do Inhotim Instituto Cultural na área do Distrito tem proporcionado novas perspectivas de desenvolvimento sócio-econômico para as comunidades desta região do município.
O Distrito de Conceição de Itaguá abrange os povoados de Souza Noschese, Inhotim, Mato Dentro e Rio Veloso.


Atratividade Turística Local
Em Conceição de Itaguá, está localizado um dos mais importantes centros de arte contemporânea do Brasil - o Inhotim Instituto Cultural.  Aberto ao público em outubro de 2006, este museu já recebeu mais de 100 mil visitantes. Atualmente (2008), tem recebido mais de 2.000 visitantes por semana. O Museu está instalado em área de 35ha de jardins, parte deles criados pelo paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, com uma extensa coleção botânica de espécies tropicais raras e um rico acervo artístico. Em meio à bela paisagem, estão dez pavilhões que abrigam pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas contemporâneos brasileiros e internacionais.

Enviar link