Destinos

Tiradentes

Informações Básicas - Tiradentes

População
6.961 (IBGE 2010)


Área
83,047 km²


DDD
35


Emancipação do município
Elevação à vila
19 de janeiro de 1718
Elevação a município
7 de outubro de 1860


Feriados municipais
19 de janeiro - aniversário da cidade


Padroeiro
Santo Antônio


Data da comemoração
13 de junho


Adjetivo pátrio
Tiradentino


Distritos
Caixa d'Água da Esperança


Municípios limítrofes
São João del-Rei
Santa Cruz de Minas
Prados
Coronel Xavier Chaves


Mesorregião
Central


Microrregião
São João del-Rei


Temperatura
Média anual: 19,2º C
Média máxima anual:25,8º C
Média mínima anual: 14,1º C


Estação Seca
Abril a outubro


Estação Chuvosa
Novembro a março


Relevo
Altitude máxima: 1362 m - serra São José
Altitude mínima: 894 m - Foz do rio Elvas
Altitude da sede: 894,97 m


Serras
Serra de São José
Serra do Lenheiro


A serra de São José mostra uma das mais belas paisagens naturais de nosso país proporcionando aos turistas - que podem se aventurar em meio a suas ricas e históricas trilhas - uma contemplação divina das deslumbrantes paisagens emolduradas e criadas pelos bens da natureza e de seu povo. A serra é uma área de proteção ambiental, o primeiro refúgio da vida silvestre de libélulas - único no país a tratar de insetos - além de ser uma reserva da biosfera pela Organização das Nações Unidas - UNESCO.


"Abrange cerca de 12 km de extensão, pertencendo a cinco municípios (São João del-Rei, Santa Cruz de Minas, Tiradentes, Prados e Coronel Xavier Chaves). Sua altitude varia em 840m a 1.430 m do nível do mar, sendo seu ponto culminante o pico Von Martius. Confere a ela três tipos de biomas, cerrado, cerrado desenvolvido (resquícios de Mata Atlântica ao sul) e campo rupestre ou matas de altitude. Características de clima seco no inverno e chuvoso no verão. Tem cerca de 105 espécies de orquídeas catalogadas, um dos maiores do país em pouca extensão. Período geológico data a mais ou menos 1,6 bilhões de anos no Proterozóico médio, período Pré-Crambiano. Seu tipo de rocha é o quartzito, podendo-se encontrar resquícios de basalto, na área rupestre há grande quantidade de quartzo leitoso" (fonte: Wladimir Loyola - Tiradentesbrasil)


Características históricas
Está inserido na serra um calçamento feito pelos escravos no século 18, que era passagem de tropeiros e moradores na época do declínio do ouro, "temos na área da cachoeira do mangue um mundéu onde era feita a lavagem do ouro de superfície.


Há dois tipos de rios que contornam a serra , o rio das Mortes e o rio Carandaí, nenhum deles passa em sua limitação apenas à sua volta". (fonte: Wladimir Loyola - Tiradentesbrasil)


Parte da Serra do Lenheiro foi decretada como Parque Municipal Ecológico, com uma área de pouco mais de dois quilômetros quadrados, localiza-se logo acima da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e tem como objetivo proteger a Serra do Lenheiro e oferecer uma alternativa de lazer para a população da cidade e visitantes.Na serra ainda podemos encontrar pinturas rupestres".(Fonte: Tiradentes.net)


Existem estudos que apontam a origem de tais pinturas,datadas de 6 à 9 mil anos atrás. Segundo relatos as pinturas devem ter sido pintadas por tribos nômades que viviam em cavernas e abrigavam-se na serra para caçar. Existem trilhas que levam até essa encantadora beleza natural, são cerca de 1h de caminhada.


Rios
Rio das Mortes
Rio Elvas


Bacia do rio Grande


Flora
Tiradentes possui uma diversidade ecológica grandiosa, com uma biodiversidade representativa de alguns ecossistemas importantes do bioma Mata Altântica e Cerrado, como campos de altitude e mangues, respectivamente. Há ocorrência de bosques, parques e cachoeiras em seu entorno.


"A vegetação natural é bastante diversificada. Floresta Estacional Semidecidual é a vegetação dominante, mas nas proximidades são encontradas florestas mistas, com a ocorrência de Araucária. Ao norte e ao leste, predominam os cerrados (Cerrado Stricto sensu, Campo cerrado e Cerradão). A partir de 1.250 m de altitude, no maciço metarenítico predominam os Campos Rupestres, caracterizados por apresentar ampla variedade de espécies de Orchidaceae, Bromeliaceae, Xyridaceae e Velloziaceae (Alves, 1991) se desenvolvendo sobre as rochas e sobre solos pouco desenvolvidos". (Revista Brasileira de Ciência do Solo).


Fauna
Apresenta um potencial notável para a avifauna, onde é possível encontrar espécies representativas de alguns ecossistemas importantes do bioma Mata Atlântica e Cerrado. Destaque para o Jacu ( Penélope Obscura), Araras (Aratinga leucophtalmus), Saíra-Dourado(Tangara cyanoventris). Entre os mamíferos, encontramos grandes quantidades de macacos que alegram e dão um toque especial ao turismo local, como o Sauá (Callicebus personatus) e os sagüis-de-tufo-preto (Callithrix penicillata).


Principais atividades econômicas
Fabricação de produtos de minerais não-metálicos
Metalurgia básica
Atividades agropecuárias - milho, cana-de-açúcar, mandioca 

Enviar link