Destinos

Cruzília

Brasão de Cruzília

© Reprodução site Prefeitura de Cruzília Cruzília - Brasão de Cruzília - Reprodução site Prefeitura de Cruzília Brasão de Cruzília

Brasão de Cruzília é um escudo português (ibérico) tendo uma cruz esquartelada em campo de sinople (verde). Um chofo tendo na arte central de goles (vermelho) um capacete romano sobre três setas, tudo em ouro; à destra (direita) em campo de blau (azul), três estrelas de prata postas em roquete; à sinistra (esquerda) um balde de ordenha, de prata, num campo de blau (azul). Um listel de goles (vermelho) carregado com os seguintes dizeres de prata: 1726 - Cruzília - 1948. Conjunto encimado pela coroa natural de cinco torres de prata, que é a da cidade.


Esta descrição heráldica traduz-se pela seguinte interpretação: O escudo português, em toda a sua beleza, lembra a origem lusitana da nossa Pátria; a Cruz a toponímia municipal e também o primitivo nome da cidade, Encruzilhada (encruzilhada de caminhos); o capacete romano ao padroeiro local, São Sebastião, o capitão da guarda do imperador Deocleciano e as flechas que o supliciaram; as três estrelas evidenciam as figuras de Manoel de Sá, Capitão Antônio Pinto Ribeiro e o Capitão Manoel Domingues Maciel, primeiros povoadores; o balde de ordenha, traduz a nossa principal riqueza, o leite. As datas: 1726, ano em que Manoel de Sá recebeu a Sesmaria; 1948, a elevação à categoria de cidade, por força da Lei nº 336, de 27 de dezembro.Metais e esmaltes e seus significados:


-Ouro - força;
- Prata - candura;
- Blau (azul) - serenidade;
- Goles (vermelho) - intrepidez;
- Sinople (verde) - abundância.


As cores municipais são o vermelho e o verde, justapostos.


Notas e Referências: Dicionário Escolar DEAC com histórico do município, 1994. Coordenação: Adolfo Maurício Pereira
Fonte: www.cruzilia.mg.gov.br

Enviar link