Destinos

Belo Horizonte

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó
  • unidade

Bélgica

A seleção da Bélgica jogará em Belo Horizonte contra a Argélia no dia 17 de junho, terça-feira, 13h.


O centro de treinamento será em Mogi das Cruzes, SP.


Nome Oficial
Reino da Bélgica


Idiomas
Flamengo, francês, alemão.


Adjetivo Pátrio
Belga


Fuso Horário
+5h


Representação Diplomática
avenida dos Andradas, 1093 - Térreo
30120-010 - Belo Horizonte - MG
Tel.:

(+55) 31 3048-6307
Fax: (+55) 31 3048-6263
e-mail: maria.motta@arcelormittal.com.br
Expediente: 2as. 4as. e 6as. feiras, das 09:30 h às 11:30 h
Jurisdição: Estado de Minas Gerais


Minas Gerais e a Bélgica
A Visita do Rei”: ''Vejo o rei passar na Avenida Afonso Pena/onde só passam dia e noite, mês a mês e ano, burocratas, estudantes, pés-rapados./Primeiro rei entre renques de fícus e aplausos,/primeiro rei (ou verei outros?) na minha vida/Não tem coroa de rei, barbas formidáveis de rei,/ armadura de rei, resplandecente ao sol da Serra do Curral (...).''  Carlos Drummond de Andrade


O rei Alberto I e a rainha Elizabeth da Bélgica visitaram Belo Horizonte a convite do presidente de Estado Arthur Bernardes, em 1920. Em companhia do presidente da República, Epitácio Pessoa, o casal real desembarcou na praça da Estação, no dia 2 de outubro, onde foi recebido por uma multidão entusiasmada.


A praça da Liberdade foi reformada com inspiração em jardins europeus e Belo Horizonte viveu durante alguns dias um clima de festa, com as ruas iluminadas e cheias até altas horas da noite.  O programa de visitas foi extenso, órgãos públicos, escolas e igrejas assistiram a manobras da Força Pública (conjunto de corporações que compunham a segurança dos Estados), fez uma excursão à Lagoa Santa e passeios pela cidade.


Em 1917, Cristiano Guimarães, Amaro Lanari, Gil Guatimozim, Ovídio de Andrade e Augusto de Lima havia fundado em Sabará, a Companhia Siderúrgica Mineira. Durante a visita de Alberto I, Artur Bernardes, no seu desejo de criar o “império siderúrgico”, propôs ao rei a aplicação de capitais belgas na siderurgia mineira. Assim, a companhia dos engenheiros mineiros foi encampada pela grande aciaria belgo-luxemburguesa – Aciéries Reunies de Bubach-Eich-Dudelange. Surgia, assim, uma das mais bem-sucedidas empresas de Minas Gerais, a Belgo Mineira.


Jeanne Milde e o Sr. Johan Van Dame
Dois belgas fizeram história em Belo Horizonte. A professora e escultura Jeanne Milde chegou em Belo Horizonte em 1929, como integrante da missão pedagógica europeia contratada pelo presidente do Estado Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada. Jeanne Milde dedicou-se à escultura e foi professora de modelagem no Curso de Aperfeiçoamento do Instituto de Educação, participou de diversas exposições e ganhou vários prêmios. É autora da escultura do mausoléu de Achiles Vivacqua, no Cemitério do Bonfim, e tem obras nos acervo do Museu Mineiro e do Instituto de Educação.


O Sr. Van Dame, proprietário de uma das mais famosas livrarias de Belo Horizonte, chegou aos dez anos de idade com a família à capital, seu pai veio para Minas Gerais para trabalhar na Belgo Mineira. Aqui, Johan Van Dame constitui família com uma mineira.


Você sabia?
Em muitas cidades mineiras existem ruas que homenageiam o Reino da Bélgica e sua capital.
Belo Horizonte
Contagem
Montes Claros
Divinópolis
Uberlândia
Ibirité
Pará de Minas
Governador Valadares
Santa Luzia
Rua Bruxelas
Ipatinga
Belo Horizonte
Governador Valadares
Contagem
Montes Claros
Divinópolis
Uberlândia


Bélgica e o Futebol
Union Royale Belge des Sociétés de Football-Association


Ano de Fundação
1895


Site Oficial
www.belgianfootball.be


Destaques da Seleção
Romelu Lukaku
Marouane Fellaini
Eden Hazard


Copa do Mundo FIFA
1930, 1934, 1938, 1954, 1970, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002




Enviar link

© Divulgação Reino da Bélgica - Divulgação Reino da Bélgica