Destinos

Belo Horizonte

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó
  • unidade

Estádio Raimundo Sampaio – Independência

Com a realização da Copa do Mundo de 1950 no Brasil, o então presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), Rivadávia Corrêa Meyer, desejava que Belo Horizonte fosse uma das sedes do torneio, mas havia um problema. A capital mineira não possuía um estádio à altura que pudesse sediar os jogos da competição. Foi então que o presidente da CBD entrou em contato com o jornalista mineiro Cânor Simões Filho e lhe comunicou o interesse em ter a capital mineira como sede da Copa.


Cânor conversou diretamente com o prefeito de Belo Horizonte à época, Octacílio Negrão de Lima, para tratar do assunto. O prefeito assumiu a responsabilidade e afirmou que iria construir um estádio capaz de receber os jogos da Copa. As obras começaram imediatamente, em um terreno localizado no bairro do Horto.


Ficou decidido que o estádio ficaria sob a administração do Sete de Setembro Futebol Clube, antigo clube da capital. Portanto, o nome dado ao estádio foi Independência, numa referência ao nome do clube. O nome original é Estádio Raimundo Sampaio, em homenagem a um antigo dirigente do Sete de Setembro.


A construção, iniciada em 1947, ficou pronta às vésperas da Copa do Mundo de 1950, depois de intensas obras realizadas dia e noite. O estádio Independência foi inaugurado na Copa do Mundo, no dia 25 de junho de 1950, com a partida entre Iugoslávia e Suíça. A seleção iugoslava venceu por 3 a 0. Mais duas partidas foram realizadas no estádio durante a competição: Estados Unidos 1 a 0 sobre a Inglaterra, em 29 de junho, e Uruguai 8 a 0 na Bolívia, em 2 de julho. O detalhe curioso é que a vitória americana sobre os ingleses é conhecida como uma das maiores "zebras" do futebol mundial.


Em 1989, o América Futebol Clube arrendou o estádio, com a condição de ficar sob manutenção do clube durante 30 anos. O recorde de público é de 32.721 espectadores, em partida realizada pelo Campeonato Brasileiro de Seleções, quando se enfrentaram a Seleção Mineira e a Seleção Guanabara, com vitória dos mineiros por 1 a 0.


Com o fechamento do Mineirão para reformas em razão da Copa do Mundo de 2014, o Independência foi escolhido para sediar os jogos dos clubes mineiros da capital. Assim, em 22 de janeiro de 2010, deram início às obras de reforma do estádio, realizada pelo governo federal e pelo governo de Minas Gerais, por meio do Ministério do Turismo.


Depois de dois anos e seis meses de reformas, o "Novo Independência" teve a capacidade de público ampliada de 10 para 25 mil pessoas, todos os assentos cobertos com material que reduz a emissão de som para a área externa; 422 vagas para estacionamento; duas torres de serviço que abrigam a administração, posto médico, central de vídeo monitoramento, central de comando do estádio, áreas de hospitalidade e áreas de segurança pública; dois elevadores e uma plataforma, além de rampas que asseguram acesso a todos os níveis; sistema moderno de iluminação que evita sombras nas transmissões de jogos noturnos; grama com sistemas de drenagem e de irrigação recomendados pela Fifa; acesso facilitado por estação do metrô a 600 metros e, em dias de eventos, haverá mais ônibus e táxis no entorno do estádio; os vestiários contarão com auditório para entrevistas coletivas; haverá duas lojas e 32 bares e lanchonetes espalhados nos diferentes setores do estádio; para a imprensa estarão disponíveis 16 cabines (rádio e TV) e 72 postos de trabalho (imprensa escrita); os camarotes ocuparão um espaço flexível com capacidade para aproximadamente 2.225 pessoas.


O
 estádio é forte candidato a ser utilizado na Copa como Campo Oficial de Treinamento. Todas as vezes que uma seleção jogar em Belo Horizonte, será necessário ter disponível um Campo Oficial de Treinamento (COT) para realização dos treinos dois dias antes da partida.


A Arena Independência foi reinaugurada em 25 de abril de 2012, com uma partida amistosa entre o América-MG, que comemorou seu centenário, e o Argentinos Juniors.

 


Fontes:
www.novomineirao.mg.gov.br
www.copa2014.gov.br

 

Enviar link