Destinos

Belo Horizonte

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó
  • unidade

América Futebol Clube

© Divulgação/América Belo Horizonte - América Futebol Clube - Divulgação/América América Futebol Clube

Meninos da elite mineira, estudantes do "Gymnasium Anglo-Mineiro", colégio em que as aulas eram lecionadas em inglês, fundaram o América Futebol Clube. À época, para definir a escolha do nome, foi realizado um sorteio. "América Foot-ball Club" foi o nome escolhido em homenagem aos Estados Unidos da América, do qual os garotos eram fãs. As cores do clube também foram definidas por sorteio. Ficou decidido que o verde e o branco fariam parte da agremiação.


A fundação do clube se deu no dia 30 de abril de 1912, mas o time já existia havia um ano. Os garotos tiveram que desfazer a equipe, graças à intensidade dos estudos no colégio naquela época. Mas, logo em seguida, ao fim dos estudos, eles se reuniram novamente para formar e recriar o time.


Nos primeiros meses de sua fundação, o América disputava partidas com garotos na faixa etária de 13 e 14 anos. Até que, em setembro de 1913, o Minas Gerais, outro clube da capital, se extinguiu. Por esse motivo, Olinto Meireles, presidente de honra dos dois clubes, resolveu ceder ao América todo o patrimônio do Minas Gerais, ou seja, um campo de futebol.


Os jovens do América eram muito amigos dos jogadores pertencentes ao Atlético. Com isso, mesclando a amizade entre eles, conseguiram rapidamente se organizar e, em pouco tempo, montar uma equipe de causar inveja. Mais tarde, o América foi ganhando forma, juntaram-se atletas do Atlético e do extinto Minas Gerais, e consequentemente os jovens americanos formavam a segunda equipe. Foi aí que o América adotou sua terceira cor, o preto, no calção oficial da equipe.


No período de 1916 a 1925, o América entrou para a história do futebol mundial. Foi o primeiro time a conquistar, de forma consecutiva, dez vezes o mesmo campeonato. O clube da capital mineira está até mesmo registrado no livro Guiness Book, o livro dos recordes, por tal façanha.


Em 1933, o clube se torna profissional. Até então, todas as atividades esportivas realizadas na época eram amadoras. Com isso, o clube também adota novas cores. O vermelho e o branco perduraram por dez anos como as cores oficiais do clube, pelo fato de os dirigentes serem contra a implementação do profissionalismo no futebol.


Dez anos mais tarde, na década de 40, o América aceita as condições impostas para a profissionalização do clube e retoma as cores originais: o verde, o branco e o preto. Em 1948, o América alcança marcos importantes para a sua história. Além do título mineiro daquele ano, o clube conclui as obras do seu novo estádio - Otacílio Negrão de Lima. Além disso, o clube americano conquistou o Torneio Quadrangular, contra equipes como o Vasco da Gama, campeão sul-americano, o São Paulo, campeão paulista, e o Atlético, campeão do ano anterior.


Em 1957, o América obtém o título estadual em todas as categorias: juvenil, aspirante e profissional. E mais tarde, em 1971, mais uma grande glória para o clube. A conquista do Campeonato Mineiro, de forma invicta, ficou marcada na história americana.


Passados mais de 20 anos sem conquistas, o América volta aos tempos de glória, quando vence o Campeonato Mineiro de 1993, e o Campeonato Brasileiro - Série B, em 1997, o que possibilitou o retorno do time mineiro à elite do futebol nacional.


Na primeira década de 2000, o América vai do céu ao inferno, em poucos anos. Em 2000, o clube conquista a primeira edição da Copa Sul-Minas. Ainda em 2001 e 2005, a equipe mineira vence o Estadual e a Taça Minas Gerais, respectivamente. Já em 2007, um dos piores momentos da história americana - o clube é rebaixado para o módulo II do Campeonato Mineiro, voltando à elite do futebol de Minas no ano seguinte.


Em 2009, mais um título nacional para a grandiosa história do América. A equipe mineira conquista o Campeonato Brasileiro - Série C e volta a ser um dos times de prestígio do futebol nacional. Atualmente, o América apresenta-se como um time estruturado e que a cada dia ganha ainda mais a simpatia e o carisma do povo mineiro.


Fonte: Site oficial do América Futebol Clube

Enviar link