Destinos

Congonhas

Daniel

© Sérgio Freitas Congonhas - Profeta Daniel - Sérgio Freitas Profeta Daniel

À esquerda, ladeando a passagem para a entrada do Adro, em frente a Oséias, encontra-se a imagem do Profeta Daniel. O confronto do quarto dos profetas maiores com o primeiro dos profetas menores, nessa situação privilegiada, revela, mais uma vez, um projeto iconográfico preciso para as posições das estátuas no Adro.


Daniel, assim como Ezequiel, sofreu o cativeiro da Babilônia, onde chegou a alcançar grande prestígio junto aos governadores, sobretudo pelos seus dons de interpretação de sonhos e decifração de escritas misteriosas. Esse mesmo prestígio lhe valeu, mais tarde, o encarceramento na cova dos leões. Esse episódio, relatado no Capítulo VI de seu livro de profecias, está sintetizado na inscrição do filactério que Daniel segura em sua mão direita:


'Encerrado (por ordem do rei) na cova dos leões, sou libertado, incólume, com o auxílio de Deus'.


Os traços fisionômicos da escultura mostram um jovem imberbe como Baruc e Abdias. Entretanto, a fisionomia de Daniel difere da deles, pelo recorte especial dos olhos, boca e nariz longo, de narinas fortemente sulcadas, revelando em seu conjunto uma expressão altaneira e distante, própria de um herói cônscio de sua força. A coroa de louros que decora a mitra da cabeça acentua esse aspecto. É uma alusão evidente à vitória sobre os leões. Como Ezequiel, Daniel veste uma túnica longa, presa na cintura por uma faixa abotoada no colarinho. E traz como atributo o leão deitado a seus pés, como um animal doméstico.


Nessa escultura, parece que Aleijadinho dispensou qualquer colaboração de seus auxiliares. Trata-se da estátua de maior dimensão de todo o conjunto e, apesar disso, a peça é monolítica e particularmente bem executada, revelando, sem dúvida, a marca do gênio de Aleijadinho.


In: Cidade dos Profetas, Sexta edição, dezembro de 2001.

© Maria Lucia Dornas Congonhas - Daniel - Maria Lucia Dornas Daniel
© Maria Lucia Dornas Congonhas - Leão - Det. do profeta Daniel - Maria Lucia Dornas Leão - Det. do profeta Daniel
© Divanildo Marques Congonhas - Profeta Daniel - Divanildo Marques Profeta Daniel