Destinos

Congonhas

Abdias

© Maria Lucia Dornas Congonhas - Abdias - Maria Lucia Dornas Abdias

'Servo do Senhor', segundo a etmologia de seu nome, ocupa o ponto inferior do Adro que une os muros dianteiros e lateral esquerdo do Santuário. É o autor do mais curto livro profético do Antigo Testamento, sendo sua profecia constituída de um único capítulo e dirigida aos indumeus, habitantes do país de Edom. Pela boca do Profeta, este povo, ameaçado de ruína e destruição por ter cometido atos de violência contra os habitantes da Judéia que, como Israel, faziam parte do 'povo escolhido' de Lavé. Abdias traz o filactério na mão esquerda, cuja a inscrição sintetiza o texto deste capítulo:


'Eu vos arguo, Indumeus e gentios. Anuncio-vos e vos prevejo pranto e destruição. Abdias, capítulo 1'.


A fisionomia de Abdias é de um jovem imberbe, assim como Baruc, Daniel e Amós, mas as proporções bem mais esbeltas dão a impressão de uma maior juventude. Abdias veste túnica e manto como os apóstolos da ceia, complementado apenas por um gorro simples, mas o arranjo das pregas é muito bem organizado num jogo erudito de luz e sombra.


Esta estátua pode ser analisada comparativamente a do Profeta Habacuc, que ocupa posição equivalente no extremo oposto do Adro. Exercendo visualmente a função de baluartes laterais do Adro, Abdias e Habacuc têm a mesma atitude simétrica dos braços levantados para o alto, mesmo tipo de roupagem, num jogo cênico aparentemente complicado, mas que, na verdade, é o resultado bem sucedido do projeto iconográfico da posição e expressão dos Profetas no Adro do Santuário.


Pela posição que ocupam, ambas as estátuas recebem especial cuidado de Aleijadinho, sendo provável que a intervenção de seus auxiliares do 'Atelier' se reduziu apenas ao acabamento de partes acessórias, uma vez que as duas imagens são anatomicamente perfeitas na forma, expressão, e nas posições que ocupam no conjunto.


In: Cidade dos Profetas, Sexta edição, dezembro de 2001.

© Sérgio Freitas Congonhas - Profeta Abdias - Sérgio Freitas Profeta Abdias