Destinos

Belo Horizonte

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó
  • unidade

Serra do Curral

A mais antiga referência que se tem de sua denominação é de Serra de Congonhas. Mais tarde, com o surgimento do Arraial do Curral del Rei, é que passou a ser chamada de Serra do Curral. Em 1990, a prefeitura de Belo Horizonte tombou essa Serra por ser um importante acervo do patrimônio ambiental. “Art.224 – Ficam tombados para o fim de preservação e declarados monumentos naturais, paisagísticos, artísticos ou históricos, sem prejuízo de outros que venham a ser tombados pelo Município:


1 – o alinhamento montanhoso da Serra do Curral, compreendendo as áreas do Taquaril  ao Jatobá.“


A Serra está localizada na área limítrofe a Belo Horizonte, Nova Lima, Brumadinho, Ibirité e Sabará. O solo é composto por rochas de itabiritos (minério de ferro), quartzitos (origem arenosa, filitos (origem argilosa) e dolomitos (origem calcárea).


“Este conjunto montanhoso, situado ao norte do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, é um grande divisor de características geológicas, geomorfológicas, climáticas e de vegatação. Ao longo da Serra são observadas áreas cobertas por cerrado, campo de altitude, mata de galeria e vestígios de Mata Atlântica. Esta heterogeneidade de cobertura vegetal forma habitats que propiciam uma fauna bem diversificada”. (Prefeitura de Belo Horizonte).