Destinos

Belo Horizonte

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó
  • unidade

Centro Cultural do Banco do Brasil

Em agosto de 2009, foram iniciadas oficialmente as obras de restauração e adaptação do prédio onde está instalado o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte - CCBB BH. No dia 28 de agosto de 2013 estava aberto ao público.


O Centro é resultado de uma parceria entre o Banco do Brasil e o Governo do Estado de Minas Gerais e integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, complexo de antigos prédios da administração pública que se tornaram espaços de cultura, artes e lazer, em um dos mais belos cartões postais da capital mineira.


O prédio projetado pelo arquiteto Luiz Signorelli em 1926 e funcionou durante décadas como Secretaria de Segurança Pública. A restauração arquitetônica e artística ficou sob a responsabilidade do arquiteto Flávio Grillo, que executou projetos em monumentos históricos, como a Praça da Estação, na capital.


De acordo com o Banco do Brasil, foram investidos aproximadamente R$ 37 milhões desde o início da reforma, em agosto de 2009, além de restauro e aquisição de mobiliário e equipamentos. O CCBB-BH está entre os maiores espaços culturais do Brasil.


A primeira programação do CCBB foi a exposição internacional Elles: Mulheres Artistas na coleção do Centro Pompidou, Musée National d'Art Moderne, de Paris, que abriga a maior coleção de arte moderna da Europa.


O Espaço
Área para exposição: 12 mil metros²
Teatro: 270 lugares
Salas multimeios e de programa educativo
Cafeteria,
Loja de produtos culturais
Área administrativa


O prédio do CCBB é integrante do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça da Liberdade tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).


Localização: praça da Liberdade,450 - Telefone:3431-9400
ccbbbh@bb.com.br


Horário de funcionamento: quarta a segunda, das 9h às 21h.