Destinos

Belo Horizonte

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó
  • unidade

MM Gerdau Museu das Minas e do Metal

© Maria Lucia Dornas Belo Horizonte - Ipê e Museu das Minas e do Metal EBX - Maria Lucia Dornas Ipê e Museu das Minas e do Metal EBX

O MM Gerdau Museu das Minas e do Metal é um espaço dedicado à história do processo de desenvolvimento econômico, social e cultural de Minas Gerais. O espaço abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas. Além de colocar a mineração e a metalurgia em perspectiva histórica, o novo museu desvenda o papel do metal na vida humana, ilustrando sua diversidade, características, processos produtivos e a inserção no imaginário coletivo.


O Museu das Minas e do Metal está instalado no antigo prédio da Secretaria de Educação, uma das mais ricas edificações do início da construção de Belo Horizonte. Depois de passar por um minucioso processo de restauração, o prédio foi readequado com projeto de Paulo Mendes da Rocha e projeto museográfico do designer museógrafo Marcello Dantas.


O museu utiliza de tecnologia de ponta para mostrar o universo das rochas, o processo de transformação do minério e a importância do metal na vida humana e no desenvolvimento da industrialização. O museu é composto de 18 salas de exposição e cerca de 50 atrações em 3D e 2D. Em ambiente virtual, com imagens cenográficas e efeitos holográficos, os visitantes podem interagir com os espaços criados para permitir intensa vivência pelo mundo do minério e do metal.



Nível Liberdade


1. História do Prédio
Três vídeos apresentam a cidade de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade e o Museu das Minas e do Metal.


2. Matéria-prima
O mistério da formação do universo e da Terra.


Primeiro Andar - Museu das Minas


3. Mapa das Minas
Estão localizados no mapa de Minas Gerais as principais minas do estado: ferro, ouro, manganês, zinco, nióbio, bauxita, diamante, gemas, calcário, grafita e água mineral.


4. Sala das Minas
A história das minas e as particularidades de seus minérios ganham vida por meio de personagens fictícios e históricos. As instalações apresentam fatos conhecidos e curiosidades sobre importantes minas situadas no estado de Minas Gerais.


5. Metais e Ligas
Em uma cozinha diferente, a chef Neka prepara, ao invés de pratos, panelas.


6. Inventário Mineral
Exposição de parte do acervo do Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães e das recentes aquisições feitas pelo MMM.


7. Carbono
Semelhanças e diferenças entre o diamante e a grafita, constituídos pelo mesmo elemento químico: o carbono.


8. Chão de Estrelas
Nas lunetas espalhadas pelo chão, algumas das riquezas minerais que compõem o nosso subsolo são ampliadas revelando seus detalhes.


9. Miragens
Em um jogo de espelhos e reflexões, amostras do acervo mineral parecem estar ao alcance das mãos.


10. Descomissionamento
Simulação do ciclo de vida de uma mina próxima a Belo Horizonte. O que existia na região antes do início das operações da mina, como se dá a exploração e como acontece a recuperação da área, quando a mina é desativada.


11. Ábaco
Cálculo dos custos e benefícios da atividade mineradora.


12. Livro das Leis
Onze princípios que regulam a atividade da mineração no Brasil.


13. Bebê Brasileiro
Estimativa da quantidade de substâncias minerais consumidas por um brasileiro ao longo de sua vida.


14. Djalma Guimarães
Sala em homenagem ao Professor Djalma Guimarães, pesquisador consagrado das geociências e um dos pioneiros da geoquímica no Brasil.


15. Eliezer Batista
Sala em homenagem a Eliezer Batista, personagem fundamental para o desenvolvimento da mineração no país.


Segundo Andar - Museu do Metal


16. Língua Afiada
Escultura em metal, símbolo do Museu, mostra a presença do metal em toda a história da humanidade desde a era do bronze.


17. Água
Representação do ciclo hidrológico e importância da água, substância química essencial para todas as formas conhecidas de vida, destacando seu uso nos processos da mineração.


18. Janelas para o Mundo
Vídeos sobre o uso dos metais no passado, no presente e também seus avanços. As imagens ilustram o emprego dos metais e sua evolução, focando diferentes temas como a robótica, a nanotecnologia, a telecomunicação e a arte.


19. Tabela Periódica
Tubos metálicos projetam no chão símbolos dos elementos químicos. O Professor Mendeleev conta sua história e fala sobre a criação da Tabela.


20. Mesa dos Átomos
Recurso tecnológico que permite unir alguns elementos da Tabela Periódica para formação de compostos, com suas características, aplicações e imagens da sua forma física.


21. Vale o Quanto Pesa
Balança apresenta uma estimativa da quantidade de substâncias minerais presentes no corpo de acordo com o peso da pessoa.


22. Vil Metal
Tabela de conversibilidade em ouro que permite trocar e valorar algumas commodities, como o feijão, o açúcar e o algodão, estabelecendo comparações com séculos passados.


23. Logística
Maquete interativa apresentando as operações ligadas à mineração.


24. Espelho Mágico
Desde tempos remotos, o homem usa os metais como adornos. Na atração, uma coleção de jóias de diversos períodos pode ser projetada sobre o corpo do visitante.


Horário
de terça a domingo: das 12 às 18 horas
Toda quinta-feira, horário estendido, de 12h às 22h e a entrada é gratuita.


Contato
(31) 3516-7200


Site
www.mmgerdau.org.br


Fonte: Informativo Praça da Liberdade - Circuito Cultural Arte e Conhecimento