Destinos

Belo Horizonte

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó
  • unidade

Espaço do Conhecimento UFMG

© Maria Lucia Dornas Belo Horizonte - Espaço TIM UFMG do Conhecimento - Maria Lucia Dornas Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Instalado no antigo prédio que abrigava a reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), foi totalmente reformado baseando-se no projeto da arquiteta Jô Vasconcelos para abrigar o novo espaço.


Resultado de pesquisas realizadas na UFMG, nas áreas do conhecimento como astrofísica, paleontologia, genética, arqueologia, antropologia, literatura, linguística, história e ecologia, a exposição foi desenvolvida por uma equipe composta de 30 pesquisadores da UFMG e profissionais de diversas áreas.


A fachada frontal, revestida com vidro especial, foi transformada em grande tela de projeção. Um sistema composto de 12 projetores multimídia permite a exibição de vídeos e filmes com alta definição.


O espaço é formado por 32 salas de exposição e 35 atrações.


Demasiado humano é a primeira exposição instalada no Espaço, abordando variados temas ligados ao conhecimento: a origem do universo, o surgimento da espécie humana e o povoamento da terra, as cosmogonias, o papel da escrita, a globalização, os diálogos culturais, adiversidade linguística, o homem em relação à biodiversidade. A exposição se propõe a narrar os modos como nossa civilização vê e cosntrói o mundo, assumindo a perspectiva de que o conhecimento não é uma verdade eterna, mas um reflexo do homem que o produz.


Assim, a viagem no espaço do conhecimento, desde O Aleph (pode o homem vislumbrar o universo?), passando pela busca das Origens, nas Vertentes da história, até as Águas da sabedoria, servirá à tentativa de descrever e ao exercício de questionar a aventura humana na Trrra.


5ºandar
Planetário e Observatório Astronômico
O quinto andar do prédio abriga o primeiro planetário mineiro, em que se podem visualizar os céus a partir de qualquer local do planeta. Importado da Alemanha, o equipamento dispõe de um sistema de projeção digital, com tela de 180º, que permite transformar o ambiente em espaço multimídia.


Com capacidade para 58 pessoas por sessão, pode ser usado para projeção astronômica em tempo real com imagens de satélites, além de exibições artísticas e científicas. Entre as imagens que serão projetadas no Planetário, estão filmes produzidos pela NASA, pela Agência Espacial Européia, por satélites situados em volta da Terra ou por robôs enviados a outros planetas.


Observatório Astronômico
O prédio dispõe de teto retrátil, que permite a observação do céu a partir da Praça da Liberdade. Os três telescópios que compõem o observatório têm sistema de filtros, que diminuem sensivelmente os efeitos da poluição luminosa da cidade, e detectores digitais, que permitem a publicação instantânea das imagens na internet.


Aleph
O início se dá a partir do video instalação "O Aleph", inspirada no conto homônimo do argentino Jorge Luis Borges. A videoinstalação simula uma grande escada direcionada ao infinito.


Diversidade Humana
Foto


4º andar
Origens
A exposição "Origens" apresenta diversas teorias e descobertas produzidas pela astrofísica, paleontologia, arqueologia e genética, na tentativa de encontrar respostas para a origem do homem.
Extratos do tempo
A origem da vida
Evolução biológica
Paisagens geológicas l Pangeia
A era dos grandes mamíferos
A árvore da vida l Primatas
Pré-história humana
O homem de Lagoa Santa
Similaridade genética
Diversidade humana
Artefatos arqueológicos
O complexo arqueológico de Montalvânia


3º andar
Vertentes
Aborda as formas de pensamento e expressão usadas pelos homens em sua passagem pela Terra.
Geografia humana
Cosmogonias
Paisagens escritas
América descrita
Mercatu mundi
Flora mundializada
Os homens e os lugares
Que língua se fala nesta terra?


2º andar
Águas
Discute o destino da humanidade a partir da relação do homem com o meio ambiente.
Crescimento populacional
Consumo consciente
Energias alternativas
Biomas brasileiros
Biomas - Sertão vivo
Água recurso finito
Água: vida e morte
Evoluçõa interativa
Piracema l Dança da chuva
10. Coleta seletiva


1º andar
1. Bilheteria
2. Entrada
3. Espaço TIM
4. Café

 

Horário
Terça a domingo, das 10h às 17h
Quinta,10h às 21h
Entrada gratuita


Sessões do Planetário
Terça a domingo, 13h às 16h -  com duração de 40 minutos
Quinta, 13h às 20h

É entrada no planetário é paga


Bilheteria
até as 16 horas


Contato
31 3409-8360
31 3409-8350
agendamento@espacodoconhecimento.org.br


www.espacodoconhecimento.org.br


Fonte: Folheto Espaço UFMG do Conhecimento

© Maria Lucia Dornas Belo Horizonte - Espaço TIM UFMG do Conhecimento - Maria Lucia Dornas Espaço TIM UFMG do Conhecimento
© Maria Lucia Dornas Belo Horizonte - Espaço TIM UFMG de Conhecimento - Maria Lucia Dornas Espaço TIM UFMG de Conhecimento
© Maria Lucia Dornas Belo Horizonte - Espaço TIM UFMG do Conhecimento - Maria Lucia Dornas Espaço TIM UFMG do Conhecimento
© Maria Lucia Dornas Belo Horizonte - Espaço TIM UFMG do Conhecimento - Maria Lucia Dornas Espaço TIM UFMG do Conhecimento
© Maria Lucia Dornas Belo Horizonte - Espaço TIM UFMG do Conhecimento - Maria Lucia Dornas Espaço TIM UFMG do Conhecimento