Destinos

Ipoema - Distrito de Itabira

Fazenda Ribeirão São Domingos (Fazenda da Dona)

Uma vegetação e plantações diversas formam o cenário da Fazenda da Dona. Esta propriedade rural guarda uma bela construção do final do século 18. O casarão  possui estrutura autônoma de madeira, com dois pavimentos e porão.


Na construção, foram empregadas pedras e vedação em alvenaria de pau-a-pique, a cobertura no telhado são em quatro águas de telhas cerâmicas curvas com guarda-pó em frisos de madeira. Já no corpo principal são em duas águas. Tem aproximadamente 230 anos.


Segundo a tradição local, o nome “Fazenda da Dona” está ligado à primeira proprietária, uma portuguesa a quem chamavam “Dona Francisca”.


A fachada da casa passou por reformas, porém, foram mantidas as características originais. O interior da residência está em bom estado de conservação.
Internamente, a edificação conserva seu agenciamento especial íntegro, bem como oratório de sua época em bom estado de conservação.


O porão é a antiga senzala da fazenda, conservado suas características e alguns utensílios utilizados pelos escravos da época.

Enviar link