Destinos

Cordisburgo

Museu Gruta do Maquiné

  • Cordisburgo - Gruta de Maquiné - Divanildo Marques

Descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, esta gruta passou a ser explorada em 1834 por Peter W. Lund (1801-1880), naturalista botânico, paleontólogo e cientista dinamarquês que descobriu as belezas naturais das regiões cársticas de Minas Gerais. Foi na denominada Lapa Nova de Maquiné que o pesquisador fez as primeiras descobertas de ossadas fósseis, com destaque para o Similodon populator, o tigre-dente-de-sabre, e o Nortrotherium magnuinense, a preguiça gigante.


Acervo
Esta museografia foi concebida de forma a conduzir o visitante - por meio de imagens em led e vídeo wall - pelas descobertas feitas por Lund e seu colega e compatriota Eugenius Warming. Em três galerias, instaladas em área total de 400 m², o visitante poderá conhecer o projeto da Rota das Grutas Peter Lund, saber mais a respeito da classificação da fauna e flora pesquisadas pelos dois naturalistas e obter informações sobre a
Gruta do Maquiné.


Estrutura
Situado em
Cordisburgo, município da região central de Minas Gerais, o Museu da Gruta do Maquiné está instalado no prédio onde funcionava o receptivo e o restaurante da gruta. Este é um dos marcos da Rota das Grutas Peter Lund, projeto que alia o potencial comercial à conservação da biodiversidade e preservação dos aspectos socioculturais, principalmente o patrimônio histórico existente no local. A restauração da Gruta do Maquiné resgata compromisso da implantação da Rota Lund e tem como primeiro propósito restaurar e permitir um maior acesso de turistas às grutas mais significativas do Estado.


Horário de funcionamento
Diariamente - das 8h às 17h

Enviar link