Destinos

Cordisburgo

Grutas do Município de Cordisburgo

Por não possuírem infraestrutura turística e nem plano de manejo, essas grutas só podem ser visitadas mediante autorizações expressas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Humanos Renováveis - IBAMA / CECAV (fone: 031 - 3299-0700), e do proprietário, quando estiverem em áreas particulares. É bom lembrar que algumas cavernas, grutas, lapas ou abrigos que possuem inscrições rupestres podem requerer também autorização de órgãos como o IEPHA-MG ou IPHAN.


Gruta da Vaca Preta
É uma gruta calcária e seca, com entrada em forma de claraboia (é um buraco no chão). Tem cerca de 200 m de extensão. A gruta fica no Povoado do Onça, a 10 km da cidade.


Gruta do Salitre
A Gruta do Salitre, que é calcária, está localizada nas proximidades da Gruta do Maquiné. Possui grande variedade de ambientes e um córrego. Tem duas entradas e, aproximadamente, 1.800 m de extensão.


Gruta da Morena
É uma gruta calcária, considerada a terceira maior gruta de Minas Gerais. Com 4,5 km de extensão, possui cinco pórticos (entradas), vários salões e abriga um córrego. Fica próxima à estrada do Povoado do Onça, a 6 km da cidade. Para chegar à gruta, é necessário percorrer uma trilha.


Gruta do Tobogã
Tem aproximadamente 600 metros de extensão. De formação calcária, conta com belos espeleotemas e é cortada por um pequeno córrego.


Gruta dos Porquinhos
É uma gruta calcária, com 300m de extensão e poucos espeleotemas. Abriga belas pinturas rupestres.


Gruta do Tão Lucas
É uma gruta calcária e seca, com aproximadamente 150 m de extensão. Tem a entrada em forma de claraboia , e abriga muitos espeleotemas.


Enviar link