Destinos

Cordisburgo

Igreja Matriz Santuário do Sagrado Coração de Jesus

  • Cordisburgo - Matriz Sagrado Coração de Jesus - Maria Lucia Dornas
  • Cordisburgo - Matriz Sagrado Coração de Jesus - Maria Lucia Dornas
  • Cordisburgo - Matriz Sagrado Coração de Jesus - Maria Lucia Dornas
  • Cordisburgo - Interior da Matriz Sagrado Coração de Jesus - Maria Lucia Dornas
  • Cordisburgo - N.Sra. da Soledade - Ig.Sg.Coração de Jesus - Maria Lucia Dornas
  • Cordisburgo - Pia Batismal - Ig. Sag. Cor. de Jesus - Maria Lucia Dornas
  • Cordisburgo - Interior da Matriz Sag. Coração de Jesus - Maria Lucia Dornas

A Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus se destaca na vista de Cordisburgo, já que se encontra na área central da cidade e em um local elevado. Mas é também a praça em frente, com seu jardim e duas palmeiras, que o embelezam. Entre as folhas das palmeiras, surge o cruzeiro de madeira, valorizando a construção em harmonia com a natureza. Uma característica marcante do templo é o seu ecletismo, e a manifestação do estilo Art Decô, já que ela é uma construção do século passado. Em sua construção, estão presentes fortes linhas verticais, resultado da utilização de materiais como tijolo e concreto.


No interior, o eclético é visto no piso, na iluminação, nas janelas, entre outras partes da igreja. O piso, feito em ladrilho hidráulico, forma figuras geométricas em preto e branco, exceto na capela, onde o revestimento é de cerâmica, e os degraus são em marmorite.


A iluminação da nave é auxiliada por vãos que ficam acima da janela, que possui vidros na cor verde, branco e lilás, formando uma cruz. Seguindo a tendência eclética, a iluminação também é feita por luminárias verticais com lâmpadas fluorescentes.


Nas paredes laterais, quadros em gesso da Via Sacra estão pintados em alto relevo. Ao lado do sacrário, estão dois anjos com pombas nas mãos. A pia batismal, esculpida em pedra retirada da Gruta de Maquiné, completa a ornamentação do templo.

Enviar link