Destinos

Conselheiro Lafaiete

Biblioteca Antônio Perdigão

  • Conselheiro Lafaiete - Museu Antônio Perdigão - Jornal Correio da Cidade

Em 30 de abril de 1830, a Câmara da Vila de Queluz recebeu de D. Pedro I a licença para fazer correr dez loterias, com fundo de 300$000 para a construção de uma cadeia própria.


No ano de 1870, deu-se início à construção do prédio que deveria ter dois pavimentos - no andar térreo, funcionaria a cadeia, e no andar superior, a Câmara. O engenheiro da província José Álvares Araújo e Souza foi quem traçou o desenho do prédio, mas a obra de alvenaria esteve a cargo de José Joaquim Gonçalves Simões.


Após uma fiscalização do Governo Provincial, em 1873, havendo modificações no projeto original, o governo negou a concessão do restante do empréstimo. Sendo assim, a Câmara assumiu as despesas para a conclusão da obra, sem construir o segundo pavimento, ficando, portanto, o prédio somente com a Cadeia Pública.


O imóvel na origem da construção possuía paredes em pedra, com pé direito de aproximadamente cinco metros, duas salas laterais que dão acesso ao pátio, com cinco celas, cobertura de telhas francesas, forro de tábuas e piso de pedra. Seu estilo assemelhava-se ao das construções coloniais, embora edificado já na segunda metade do século.


Em 1978, encontrava-se o prédio da cadeia em precário estado de conservação, e o então prefeito, Pedro Silva, iniciou um processo de reforma, o que se efetivou no fim de 1980.


Em de 1987, a Cadeia Pública transferiu-se para um novo prédio, construído no bairro Angélica.


Após restauração da fachada e da parte interna, em 15 de agosto de 1987, o prédio passou a abrigar a Biblioteca Antônio Perdigão - Museu e Arquivo da Cidade. No acervo constam centenas de documentos do século passado, livros da Câmara, hemeroteca, obras de arte, coleções de variedades, vestuário, porcelanas, jornais, revistas e literatura informativa. Atualmente, o acervo do museu foi municipalizado.


Fonte: Acervo do Patrimônio Histórico Cultural de Conselheiro Lafaiete

Enviar link