Destinos

Conselheiro Lafaiete

Acervo Arquitetônico Rural

  • Conselheiro Lafaiete - Fazenda Paraopeba - Jornal Correio da Cidade

Fazenda da Água Limpa
Localizada na região de São Vicente de Paula, aproximadamente a 20 km de Conselheiro Lafaiete, a fazenda foi fundada pelo Barão de Queluz em 1729. Em plenas atividades agropecuárias, a casa sede tem estilo das grandes fazendas coloniais e atualmente é propriedade da família Franco.


Fazenda dos Macacos
De acordo com J. Rodrigues de Almeida, em meados do século 18, na disposição de permanecer em Minas Gerais, confiante que a lavoura representava solidez na região, José da Costa de Oliveira adquiriu bens de raiz, como escravos, lavouras, terras, e, entre esses bens, comprou a Fazenda dos Macacos. A fazenda foi herdada pelo caçula de José da Costa de Oliveira, conhecido como capitão Felisberto da Costa Pereira.


A origem do nome Fazenda dos Macacos ainda é um mistério, mas várias versões são apontadas. Uma justificativa para o nome seria a presença de muitos macacos atraídos pelas frutas da fazenda. Outra seria a grande quantidade de escravos presentes na fazenda, e os portugueses os chamavam pejorativamente de "macacos brasileiros".


Atualmente, no local funciona um restaurante. Os frequentadores têm trânsito livre por todos os cômodos e por toda a verdejante área externa da fazenda.


Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete

Enviar link