Destinos

Conselheiro Lafaiete

Centro Cultural Maria Andrade Resende

A antiga estação Lafaiete, inaugurada em 1883 por Dom Pedro II, está sob concessão da MRS Logística, em comodato pela Prefeitura Municipal desde 1999. Em 29 de maio de 2000, o então prefeito, Vicente de Faria Paiva, inaugurou o Centro Cultural Maria Andrade Resende, em homenagem à mãe do senador Eliseu Resende.


O local abriga a Biblioteca Municipal, que tem em seu acervo pelo menos 20 mil volumes, o memorial do conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, que recebeu da família diversas peças de uso pessoal, e ainda o Museu Ferroviário, destaque do Centro Cultural. O museu conta com dezenas de peças utilizadas no início da ferrovia e também com uma Maria Fumaça do século passado, além de um guindaste para abastecer de carvão as locomotivas movidas a vapor. A antiga estação possui 11 cômodos em um único pavimento. Os vãos são em verga reta, e as janelas, de madeira laqueada. Algumas janelas originais pequenas foram substituídas por outras maiores, para se adequarem ao uso atual.


Locomotiva Orestein Koppel
A locomotiva a vapor número 6.561 da Orestein Koppel, popularmente conhecida na cidade de Conselheiro Lafaiete como "Maria Fumaça", localizada no Centro Cultural Maria Andrade Resende, é a principal atração do Museu Ferroviário na antiga Estação Lafayette. Pertenceu à empresa Trajano de Medeiros. Após a falência, a máquina passou para o Banco do Brasil e foi repassada à Central do Brasil, em 1951, rodando até 1968. Ficou no depósito de Três Rios, sendo doada ao município durante o governo do prefeito Vicente Faria, em 1999. Trata-se de um bem tombado pelo município.


Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete

Enviar link