Destinos

Mariana

Capela de Nossa Senhora dos Anjos da Arquiconfraria de São Francisco

No ano 1760, foi fundada em Mariana a Arquiconfraria de São Francisco, que em 1784 deu início à construção de um novo templo em substituição à primitiva capela. Devido à inexistência de documentação, não se tem nomes de construtores e artistas. Por estudos comparativos, acredita-se que Romão de Abreu, José Antônio Brito e Manuel da Costa Ataíde tiveram participações.


Na década de 40 do século 19, o templo precisava de novas obras e reformas, assim, em 1843, foi autorizada pelo governo da Província uma concessão de loterias para angariar fundos para essas obras, que só começaram em 1853, prolongando-se até 1875. Foram realizados reparos no frontispício, na capela-mor, coro, corredores, telhado, forro, assoalho e grades. Fez-se, também, a reconstrução da torre.


A decoração interior é muito simples, mas o altar-mor possui uma bela talha. Em seu trono, está a imagem de Nossa Senhora dos Anjos e, nos nichos laterais, São Francisco e São Domingos. Todas as imagens são do século 18. Dois destaques estão na sacristia: um quadro a óleo com a representação de Nossa Senhora e uma representação de São Francisco meditando.


Este templo de modesta aparência é o único de Marina com frontispício chanfrado.


A capela é tombada pelo IPHAN
Registrada no livro de Belas Artes
Inscrição 264. Data: 8 de setembro de 1939.

 

 

Enviar link