Destinos

Mariana

Casa do Barão de Pontal

  • Mariana - Casa do Barão de Pontal - Maria Lucia Dornas
  • Mariana - Casa do Barão de Pontal - Maria Lucia Dornas
  • Mariana - Det. Cs. Barão de Pontal - sacada em pedra sabão - Maria Lucia Dornas
  • Mariana - Janela e sacada da casa do Barão de Pontal - Maria Lucia Dornas

Esta residência é tradicionalmente conhecida como Casa do Barão de Pontal. Manuel Ignacio de Mello e Souza, natural de Portugal, diplomado pela Universidade de Coimbra, ganhou do governo imperial brasileiro o título Barão de Pontal. Ele foi deputado e senador e ocupou o cargo de Presidente da Província de Minas Gerais.


A data de construção deste admirável sobrado é incerta. Segundo o historiador Salomão de Vasconcellos, sua construção é de 1752. Para José Wasth Rodrigues, a construção é de 1790. Os dois pesquisadores acreditam que o construtor da casa foi o famoso arquiteto português, José Pereira Arouca, que chegou a residir na casa. Sabe-se que, ao longo do tempo, a casa pertenceu  a diversas famílias, tendo sofrido, assim, diversas modificações. Além disso, foi sede dos Correios e Telégrafos durante muitos anos.


Existem particularidades na casa que a “fazem distinguir-se entre as mais notáveis edificações da época. Para Robert Smith, a novidade reside nos dois pátios internos fechados, que têm a função não só de iluminar e ventilar como também de facilitar a circulação”. (IPHAN) Mas, o grande atrativo da casa são suas sacadas esculpidas em xisto que formam um belo rendilhado, únicas em todo o Brasil.


A casa é tombada pelo IPHAN. 
Registrada no Livro Histórico. Inscrição: 344. 
Data: 6 de julho de 1962.

Enviar link