Destinos

Buenópolis

Distrito de Curimataí

  • Buenópolis - Sempre-vivas da Serra do Cabral - Acervo/Prefeitura de Buenópolis
  • Buenópolis - Casa José da Quinta - Curimataí - Acervo/Prefeitura de Buenópolis
  • Buenópolis - Curimataí - Maria Lucia Dornas
  • Buenópolis - Cruz da Paixão Curimataí - Maria Lucia Dornas
  • Buenópolis - Curimataí - Igreja Matriz - Maria Lucia Dornas
  • Buenópolis - Matriz de Curimataí - Maria Lucia Dornas

Foi no distrito de Curimataí que começou a história do município de Buenópolis. Pinturas rupestres nas lapas e grutas da Serra do Cabral comprovam a passagem do homem muito antes do início de sua povoação no século 18. O nome dado ao distrito tem etimologia indígena, e significa “rio dos curumatãs, peixe de escamas e de carne saborosa”. Provavelmente há alguma relação com o grande número de cachoeiras e cursos d’ água da região.

 


Uma das hipóteses para o surgimento do distrito é a construção do curral da contagem de gado, que funcionava como entidade alfandegária. A região era responsável pelo abastecimento do distrito, o que explica a ocorrência deste ponto de fiscalização. Outra suposição levantada é de que os primeiros habitantes do local eram sonegadores de impostos referentes à extração de diamantes e ouro da região do Arraial do Tejuco.

 


Um relato do viajante e naturalista francês Auguste de Saint Hilare em 1817 descreve o que viu no início do povoado:

 


“De todas as povoações por onde passei desde o começo da viagem pelo sertão, Curimatahy foi a única em que vi jardins, os vegetais aí plantados dão a essa localidade um ar de frescor que não possuem Contendas (hoje Brasília de Minas), Coração de Jesus, etc. Mas é preciso convir que os habitantes de Curimatahy são favorecidos no que respeita à água: pois que correm da montanha vários regatos, que deslizam em volta da povoação, entretem nela um pouco de umidade e fornecem os meios para fazer irrigações”

 


Ainda hoje Curimataí conserva algumas características do início de sua ocupação - ruas de terra batida e grama, casas que mantêm o mesmo material de sua construção e outras  que preservam a fachada típica das casas mineiras do século 18 e 19.

 


O povoado pertenceu a Curvelo, antes de ser integrado a Diamantina em 1832. Em 7 de setembro de 1923, através da Lei nº 843, quando é criado o município de Buenópolis, Curimataí é transferida para este município.

 

Enviar link