Destinos

Esmeraldas

Manifestações Culturais de Esmeraldas

  • Esmeraldas - Boi da Manta - Paulo Pimentel
  • Esmeraldas - Bordados - Mariana Lyrio
  • Esmeraldas - Cavalgada de São José - Mariana Lyrio
  • Esmeraldas - Banda de Música Euterpe Quiteriense - Paulo Pimentel
  • Esmeraldas - Pão de Queijo na folha de bananeira - Mariana Lyrio
  • Esmeraldas - Folia de Reis de Padre João - Paulo Pimentel

Banda de Música Euterpe Quiteriense
A banda de música Euterpe Quiteriense foi fundada em 7 de setembro de 1990 pelo ilustre maestro major Otaviano Silva. Os instrumentos são tombados pelo Conselho Histórico de Patrimônio Público de Esmeraldas.


Festival de Cultura - Jornada do Patrimônio
Durante o Festival de Cultura, acontecem alguns eventos que fazem parte da Jornada Mineira do Patrimônio, como palestras, seminários, oficinas, shows. O Festival é realizado no mês de setembro.


Folia de Reis de Padre João
A Folia conta hoje com mais de 100 anos de história. Relatam os antigos moradores que, antes da formação dessa folia, a comunidade de Padre João foi assolada por um mal, chamado por eles de "Ziástica" (febre amarela), que causou muitas mortes. Para se livrarem dessa doença, os moradores fizeram uma promessa à Santa Cruz, ou seja, criar e manter uma Folia de Reis. Prometido isso e cumprido, eles ficaram livres para sempre dessa febre.


A Folia de Reis percorre as ruas da comunidade, entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, em homenagem ao Dia de Reis.


Congado
Em Esmeraldas, o Congado tem tradição secular. Hoje, quatro guardas de Congado e uma guarda de Moçambique mantêm e difundem essa tradição.


As principais festas do Rosário ocorrem nos meses de maio, setembro e outubro, mas, ao logo de todo o ano, as guardas participam de eventuais festas religiosas nas comunidades esmeraldenses.


Pastorinhas
O folguedo conhecido como "Pastorinhas" tem origem na tradição cultural popular portuguesa, cuja finalidade é reverenciar o nascimento do Menino Jesus.


Em Esmeraldas, o grupo das Pastorinhas foi muito ativo até a década de 80 do século 20. Nos anos 1999 e 2000, as atividades foram retomadas.


Em 2009, já com outra formação e dentro do projeto "Auto das Pastorinhas", o grupo vem encantando todos com seus cânticos, desde a noite de Natal até o Dia de Reis, em 6 de janeiro.


Carnaval
O carnaval em Esmeraldas é uma tradição na cidade. Muitos blocos, com mais de 30 anos de existência, desfilam no domingo e na segunda de carnaval.


Artesanato
O artesanato é baseado em sua maior parte por bordados produzidos à mão e por máquina pelas mulheres da cidade. Algumas peças chegaram a fazer parte do enxoval de Lady Diana Spencer.

 

Enviar link