Destinos

Esmeraldas

Fazenda Serra Negra

  • Esmeraldas - Hidrelétrica Serra Negra - Mariana Lyrio
  • Esmeraldas - Antiga usina hidrelétrica na Serra Negra - Mariana Lyrio

De propriedade de D. Ana Felipa, a Fazenda Serra Negra era uma das mais belas construções rurais de toda a região.


"Erguia-se às margens do Ribeirão da Serra Negra a pomposa residência de D. Ana Felipa de Santiago, edificação senhorial que não resistiu ao tempo, embora ainda se arrastasse esfacelada em ruínas, por volta de 1935, cuja descrição obtivemos de pessoas idosas que a conheceram.


Era um sobrado portentoso, em meio a vastíssimo pomar, propositadamente plantado em moldes a ornamentar o panorama ao seu redor, conforme vestígios que ainda hoje nitidamente se percebem, fazendo do local um recanto sobremodo aprazível.


Aí se conservam ainda em perfeita simetria as alas de árvores, à esquerda e à direita, formando extenso e interessante corredor natural, que conduzia ao pátio do sobrado.


[...] Dom Viçoso, grande Bispo de Mariana, era frequente na mansão colonial da Serra Negra, tendo ali lugar perfeito para descanso, em companhia de D. Ana Felipa e do Pe. Francisco de Paula Moreira, devendo-se registrar também que ali nascera Manoel Nogueira Duarte, posteriormente Bispo de Caratinga
."


Fonte: Avellar Rodrigues. Esmeraldas: uma contribuição à história de Minas. Belo Horizonte: Littera Maciel, 2000. p. 110.


Infelizmente a construção não resistiu ao tempo. Ficou apenas o retábulo da capela, que hoje se encontra preservado no Museu da Inconfidência em Ouro Preto.


Na fazenda, funcionou a Usina da Serra Negra, a primeira a fornecer energia à cidade.

 

Enviar link