Destinos

Esmeraldas

Casarão Santo Antônio

  • Esmeraldas - Casarão Santo Antônio - Mariana Lyrio

O casarão Santo Antônio é um solar antigo, de tipologia colonial, que se destaca na paisagem pelo seu porte imponente. Foi residência de José Teixeira da Fonseca Vasconcelos, o visconde de Caeté, primeiro presidente da Província de Minas Gerais e também senador, entre os anos de 1826 e 1838.


Saint-Hilaire deixou registrada sua impressão sobre o visconde.


"Eu me hospedei na Capital do Rio das Velhas (Sabará) na casa do Senhor José Teixeira, então Juiz de Fora e Intendente do Ouro [...] O Sr. Teixeira é um homem de quarenta e alguns anos, rico e uma figura bastante gentil. Nascido nas Minas, ele fez os seus estudos em Coimbra e sua conversação era muito agradável. É raro ter uma reputação melhor que Sr. José Teixeira tem, em todo ponto que se vai, ele é reconhecido pelo seu saber e pela sua humanidade, seu desinteresse, sua candura, seu amor pela justiça, sua visão e patriotismo por seu pai."


O cônego José Marinho também escreveu:

"[...] deve ser considerado o patriarca mineiro da independência. É mui digno que foi de José Bonifácio. O discurso que proferiu na presença de D. Pedro é, sem dúvida, mais vibrante e caloroso que o proferido pelo grande paulista."


O Casarão Santo Antônio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).

Categoria: Bem imóvel
Data: 25 de agosto de 2004

 

Enviar link