Situado no centro da cidade, próximo a Prefeitura Municipal, o Museu Histórico e Geográfico retrata a história e cultura da população de Monte Sião, de forma original e descontraída. Pertence a Fundação Cultural Pascoal Andreta, uma entidade sem fins lucrativos, criada com objetivos estritamente culturais.
O acervo do museu é dividido em quatro seções. Na primeira seção, há documentos, aparelhos sonoros, máquinas datilográficas antigas, móveis, apetrechos de cozinha, lampiões, salão de barbeiro, coleção de botões, pedras e insetos, gabinetes dentários, pinturas do casario da cidade e da zona rural.
A segunda seção reúne fotografias e uma coleção de moedas e cédulas.
A terceira seção é a mais nova, e foi inaugurada durante o XXIII Congresso Brasileiro de Espeleologia. Trata-se da primeira caverna artificial instalada dentro de um museu, com 15 metros de extensão, um travertino com água corrente, belas estalactites tipo canudos com água gotejando, pérolas, flores de aragonita e até mesmo um abismo ainda inexplorado.
A quarta e última seção retrata fielmente a zona rural da região. Ali estão expostos o rancho do tropeiro com duas esculturas em tamanho natural, a casa de sapé com esculturas, o moinho de fubá, uma roda d´água girando e acionando um monjolo, oficina de ferreiro, coleção de armas e peixes, moedores de cana, carro-de- boi, trole e oratórios.