Destinos

Oliveira

Referências Urbanas

Avenidas
Avenida Pinheiro Chagas
Logo no início dessa movimentada avenida, o visitante já se depara com os importantes casarões de Oliveira, datados do princípio do século 20. A Pinheiro Chagas é uma das avenidas mais importantes da cidade, tanto que, em 1999, ganhou um projeto paisagístico que lhe deu vida nova.


Ruas
Rua Doutor Coelho Moura
Famoso ponto de encontro dos Oliveirenses, essa rua era a principal via comercial de Oliveira até a década de 60. É nela que se concentram os munícipes e visitantes para as folias do carnaval.

Uma curiosidade desta via está situada mais precisamente na esquina com a Praça José Ribeiro Silva: trata-se de um antigo poste de iluminação pública que foi preservado e ainda possui um sistema de roldana através do qual o acendedor subia e descia o lampião.


Praças
Praça Mãe dos Homens
Este é o ponto inicial de Oliveira. Ali, teve origem o povoamento, bem às margens da Picada de Goiás. Nela, foi erguido o primeiro templo local, em homenagem à Nossa Senhora Mãe dos Homens. Atualmente, no centro dessa praça, existe uma imagem em homenagem à Senhora Mãe dos Homens. 


Praça Manuelita Chagas
Seu antigo nome foi Praça do Cruzeiro. Ela já foi um importante espaço para a cidade, pois era ali que ficava a Estação Ferroviária, o que acabou gerando uma concentração de casas comerciais. Nela, estão o Palácio Episcopal e o Hospital São Judas Tadeu, construído no lugar da antiga Estação. A praça também já foi o ponto preferido por políticos para a realização de comícios. O nome atual é uma homenagem à educadora Manuelita da Costa Chagas, fundadora da Escola Normal de Oliveira.


Igrejas
Capela Nossa Senhora da Misericórdia
De inspiração gótica, essa capela foi inaugurada em 16 de setembro de 1929 para ser a Capela da Santa Casa de Misericórdia. Ocupou esta função até 1970 quando foi inaugurado o Hospital São Judas Tadeu. A partir de então, passou a pertencer à Paróquia de Nossa Senhora de Oliveira. 


Localização: rua da Misericórdia , s/nº.

Igreja Nossa Senhora da Aparecida
É nessa igreja que acontece a grande festa em homenagem à Nossa Senhora da Aparecida em Oliveira. 


Localização: praça Miguel Madeira, s/nº.  Bairro Aparecida

Monumentos
Monumento aos Pracinhas
Este monumento de 1968 é uma homenagem ao pracinha Omar Bento do Nascimento, morto em campo de batalha, e a todos os que lutaram na Segunda Grande Guerra.


Localização: praça Pio XII, s/nº. Centro

Enviar link