Destinos

Oliveira

Acervo Arquitetônico

  • Oliveira - Daniel Souza

Escola Estadual Francisco Fernandes

É um belo casarão do século 19 doado pelo Coronel Francisco Fernandes de Andrade e Silva para abrigar um grupo escolar que se tornou uma das instituições de ensino mais famosas de Oliveira. A inauguração do grupo ocorreu em 21 de abril de 1909. Em 1996, o prédio foi restaurado, reavendo, novamente, suas características originais.  


Localização:rua Doutor Carlos Chagas, 143 - Centro.


Escola Estadual Professor Pinheiro Campos

É um outro belo exemplo de casarão do século 19. Em 05 de setembro de 1930, foi instalado nesse prédio o Ginásio Mineiro, segundo autorização do Presidente de Estado, Doutor Antônio Carlos Ribeiro de Andrada. Em 1937, passou a se chamar Ginásio Professor Pinheiro Campos, e na década de 70, o nome foi alterado para Escola Estadual Professor Pinheiro Campos. Na década de 80, o prédio passou por diversas obras de restauro. 


Localização:rua dos Passos, 4 - Centro.


Escola Estadual Desembargador Continentino

Seguindo as tendências arquitetônicas das primeiras décadas do século 18, o antigo Grupo  Escolar Desembargador Continentino foi construído em estilo eclético. Sua inauguração aconteceu em 1930. Os responsáveis pela construção foram os engenheiros Paulo Euler e Alberto Woods Soares. Até hoje, a escola é uma referência educacional na cidade. 


Localização:rua Francisco Cambraia Campos,  622 - Centro.


Escola Estadual Mário Campos e Silva

Também em estilo eclético, a função original desse prédio foi sediar um Hospital Colônia, tendo como modelo a instituição de Barbacena. Mas, seu objetivo principal era atender aos casos de neuropsiquiatria infantil. Em 1928 e 1929, as obras foram conduzidas pelo engenheiro José Zurquim. A partir da década de 50, o prédio abrigou várias instituições de ensino na área comercial. 


Localização:rua Oswaldo Cruz,  289 - Bairro São Sebastião.

Enviar link